Dica de redação: como construir uma tese?

Entenda a importância da tese e descubra como formulá-la. O post Dica de redação: como construir uma tese? apareceu primeiro em Blog do QG do Enem.

A construção de uma redação modelo ENEM é um desafio para muitos. No entanto, sua estrutura é muito bem definida e saber como ela funciona pode ajudar muito na otimização da produção textual e economizar tempo do vestibulando. Pensando nisso, o QG elaborou uma matéria sobre a importância e a construção de uma tese. Confira!  

O que é a tese? 

A tese é nada mais nada menos que posicionamento em relação ao tema de redação proposto. É ela que vai mostrar seu ponto de vista e guiar o seu texto para uma argumentação. Nesse sentido, como a tese é encarregada de indicar o que vai ser exposto nos parágrafos de desenvolvimento, é necessário que sua argumentação esteja de acordo com ela. 

tese

tese

Blog QG do Enem

Em outras palavras, isso quer dizer que não devemos defender ao longo do nosso texto um argumento que não esteja exposto na tese, além de termos que respeitar a hierarquia com que eles são citados.  

Como construir uma tese? 

A estrutura do parágrafo inicial da redação ENEM geralmente aparece no seguinte formato 

Contextualização do tema + abordagem do tema + tese  

Essa ordem não é obrigatória, no entanto é a mais utilizada pelos vestibulandos, o que faz com que a tese esteja frequentemente no final do seu parágrafo.  

O modelo de tese mais utilizada no ENEM é o por divisão, que consiste em construir um ponto de vista a partir da divisão do assunto em duas partes. Observe:  

Exemplo 1: “Nesse sentido, a ampliação do ensino à distância ainda enfrenta duas grandes problemáticas: a falta de investimentos governamentais e a falta de infraestrutura.”  

Nesse exemplo utilizamos o sinal de pontuação “ : “  para preceder a enumeração das problemáticas. 

Exemplo 2: “Nesse sentido, a ampliação do ensino à distância ainda é deficitária seja pela falta de investimentos governamentais, seja pela falta de infraestrutura” 

Nesse exemplo utilizamos os articuladores “seja….seja” para indicar uma alternância de ideias  

Exemplo 3: “Nesse sentido a ampliação do ensino à distância ainda é um obstáculo devido à falta de investimentos governamentais e à falta de infraestrutura”  

Nesse exemplo utilizamos o substantivo masculino “devido” que possui valor de causa ou razão, para expressar os motivos pelos quais a ampliação do EAD ainda é um obstáculo.  

Por fim, lembre-se que ainda dá tempo de se dedicar para o ENEM e aprender tudo sobre redação com os nossos novos planos. Para conhece-los melhor clique aqui.  

O post Dica de redação: como construir uma tese? apareceu primeiro em Blog do QG do Enem.