Passo a passo da inscrição do ENEM 2020

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão abertas. As provas impressas do Enem serão realizadas nos dias 1 e 8 de novembro, já as provas digitais, nos dias 22 e 29 de novembro. As inscrições para o Exame estarão abertas até o dia 22 de maio, às 23h59 e deverão […] O post Passo a passo da inscrição do ENEM 2020 apareceu primeiro em QG do Enem - Cursos Online S.A..

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão abertas. As provas impressas do Enem serão realizadas nos dias 1 e 8 de novembro, já as provas digitais, nos dias 22 e 29 de novembro.

As inscrições para o Exame estarão abertas até o dia 22 de maio, às 23h59 e deverão ser feitas exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$85. Devido à pandemia que do novo Coronavírus, o Inep irá conceder a isenção da taxa para os candidatos que se enquadrarem nas exigências do Edital. Essa decisão foi tomada para beneficiar todos os candidatos que têm o direito da isenção mas não conseguiram se inscrever no período de solicitação por motivos pessoais.

inscrição enem 2020

inscrição enem 2020

Blog QG do Enem

Como se inscrever no Enem 2020? Acompanhe o tutorial a seguir e faça sua inscrição:

Passo 1: Para se inscrever no Enem este ano, é necessário ter cadastro no sistema de  acesso único do Governo Federal, no site: https://sso.acesso.gov.br/. Informe seu CPF e clicar em “cadastrar”.

Passo 2: Informe seu CPF novamente, seu nome completo, telefone e e-mail. Leia e aceite os Termos de Uso e Política de Privacidade e clique em “continuar”.

Passo 3: Valide seus dados de nascimento e clique em “continuar” novamente.

Passo 4: Para habilitar seu cadastro, escolha uma das opções a seguir e clique em “continuar”

Passo 5: Por fim, crie uma senha de acesso ao sistema único. Para o próximo passo, é necessário ir para o site do Enem: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Passo 6: A inscrição deve ser feita pela assistente virtual do Inep, a Nanda. Ao entrar no site, é possível encontrar um chat aberto com informações sobre o que é possível encontrar ali. Para iniciar o processo, é preciso clicar em “inscrição”:

Para prosseguir, resolva o desafio que é proposto para selecionar a imagem que contenha o objeto informado pela assistente virtual.

Passo 7: Em seguida, informe seu CPF e data de nascimento. Ao terminar, aperte em “INICIAR A INSCRIÇÃO”

Passo 8: Confirme seus dados na página que entrará. Nela, estará o seu nome completo, data de nascimento e nome da sua mãe. Caso os dados não estejam corretos, é solicitado que o participante entre em contato com a Receita Federal (0800-616161).

Passo 9: Informe o nome do seu pai, sexo, cor, estado civil e nacionalidade.

Passo 10: Em seguida, informe o estado e cidade em que nasceu. Clicando em “próximo”, informe seu documento de identificação, órgão expedidor e estado onde ele foi gerado. Dessa forma, a etapa de dados pessoais é concluída.

Passo 11: Entrando na etapa de endereço, informe seu CEP.

Passo 12: A seguir, o número e complemento. Dessa forma, a etapa de endereço está completa.

Passo 13: Entrando em acessibilidade, é necessário informar se é preciso algum tipo de recurso de acessibilidade durante os dois dias de prova.

Passo 14: Entrando na etapa de língua estrangeira, selecione o idioma que deseja para fazer a prova de língua estrangeira, que fica dentro da prova de Linguagens.

Passo 15: Informe sua situação com relação ao Ensino Médio, qual tipo de escola frequentou, se obteve o certificado pelo Encceja e qual foi o tipo de ensino e ano de conclusão.

Passo 16: Na etapa seguinte, é solicitado o Número de Identificação Social (NIS), caso o candidato tenha. Caso não, basca marcar a caixinha que diz “Não tenho NIS” e prosseguir.

Passo 17: A seguir, um questionário socioeconômico com 25 questões estará disponível para ser respondido pelos candidatos. Onde os dados informados são de uso restrito e serão utilizados em programas do Governo Federal. E atenção: os dados informados no questionário não poderão ser alterados após a conclusão da inscrição.

Passo 18: Informe os dados para contato. Certifique de que estejam corretos.

Passo 19: Escolha qual modalidade da prova do Enem deseja realizar. A opção do Enem digital está disponível para até 100 mil candidatos, em capitais definidas pelo Ministério da Educação.

A seguir, confirme sua inscrição e pronto!

Datas importantes

Pagamento da taxa de inscrição para a prova: 11 a 28 de maio Inscrições para o Enem 2020: 11 a 22 de maio Provas presenciais: 1 e 8 de novembro Gabarito e divulgação dos cadernos de questões: 11 de novembro Provas Enem digital: 22 e 29 de novembro Divulgação do gabarito do Enem digital: 2 de dezembro Resultado individual: janeiro de 2021

O post Passo a passo da inscrição do ENEM 2020 apareceu primeiro em QG do Enem - Cursos Online S.A..