Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cerca de 60% das escolas brasileiras ficaram com nota abaixo da média no Enem 2013 

Ao todo, 14.715 escolas de todo o País tiveram o desempenho médio dos alunos analisados   

Educação|Do R7

Em matemática, 58% dos colégios tiveram a média de nota dos alunos abaixo de 550 pontos
Em matemática, 58% dos colégios tiveram a média de nota dos alunos abaixo de 550 pontos Em matemática, 58% dos colégios tiveram a média de nota dos alunos abaixo de 550 pontos

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta segunda-feira (22) as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 por escola. Levantamento feito pelo R7 com base nas informações do órgão mostram que 60% das 14.715 escolas que tiveram o desempenho avaliado ficaram com nota média abaixo de 500 pontos no exame de ciências da natureza.

Com relação à redação, 54% dos colégios ficaram com pontuação abaixo da média — mesmo percentual da avaliação de linguagens e códigos. Em matemática, 58% dos colégios tiveram a média de nota dos alunos abaixo de 500 pontos — mesmo percentual da avaliação de ciências humanas. Os dados podem ser conferidos aqui.

Novidades 

A novidade neste ano é que os colégios também podem consultar o percentual de alunos que têm cada um dos níveis de desempenho e a média de seus trinta melhores estudantes.

Publicidade

Segundo o presidente do Inep, Francisco Soares, a divulgação pretende informar a sociedade a forma de avaliação do Enem. 

— [A intenção] é fornecer às famílias informações sobre o desempenho e sobre o contexto social e escolar dos alunos das escolas de ensino médio que fizeram o exame de 2013.

Publicidade

Outra novidade é que, agora, são oferecidos dados aos colégios com base em indicadores que consideram o nível socioeconômico dos alunos e a formação dos professores.

— Na análise de dados educacionais, é particularmente necessário descrever o contexto social dos alunos, que tem grande influência nos resultados. 

Publicidade

Os dados são calculados para estabelecimentos de ensino que tenham matriculados, no mínimo, dez concluintes do ensino médio regular seriado e 50% de alunos participantes do Enem.

Os resultados foram divulgados preliminarmente às escolas, em 1º de dezembro.

Leia mais notícias de Educação no R7 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.