Enem 2017

Chega ao fim o segundo dia de provas do Enem

Alunos deixam locais do exame pontualmente às 18h (horário de Brasília)

Termina o segundo dia de provas do Enem

Chega ao fim o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

Chega ao fim o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

Edu Garcia/R7

Chega ao fim o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Candidatos entregaram as provas às 18 horas (horário de Brasília) deste domingo (12) completando o segundo dia de exames.

Os alunos responderam 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza. De acordo com o professor Felipe Ribeiro, do COC, a prova foi equilibrada. "Esperávamos uma prova mais complexa, mas quem estudou ao longo do ano não teve dificuldades". Para ele, todas as perguntas estavam bem contextualizadas com temas do cotidiano dos alunos, embora algumas questões tissevem enunciados mais longo, o que dificultou um pouco a vida dos alunos.

Entre os temas de destaque apareceram questões sobre o uso do celular ao volante, o jogo "Campo Minado", técnicas de depilação a laser e Segunda Guerra Mundial. “Algumas questões exigiram mais cálculos, outras só raciocínio”, diz Ribeiro. Entre os temas abordados estavam biologia celular e molecular, ecologia, impacto humano no meio ambiente e piracema. Na prova de física prevaleceu a física elétrica. Radiação, eletroquímica, termoquímica e reação orgânica e também integraram o conteúdo do Enem deste domingo.

Gabarito

O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (16) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertarem será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes.  O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair em janeiro, ainda sem data definida.

O R7 fará a correção comentada das provas a partir das 18h30.