Confira agora as respostas do gabarito oficial do Enem

Inep divulga também o caderno de questões das provas aplicadas nos dias 3 e 10. As notas serão divulgadas em janeiro de 2020

Inep divulga gabarito oficial

Confira o gabarito oficial do Enem

Confira o gabarito oficial do Enem

Ronaldo Silva/ Futura Press/ Estadão Conteúdo - 03.11.2019

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta quarta-feira (13) o gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os participantes podem conferir as respostas na Página do Participante ou pelo aplicativo. É preciso ficar atento a cor do caderno de questões. A nota oficial só será divulgada em janeiro, ainda sem data definida.

A nota do Enem é calculada de acordo com a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a prova é elaborada para conter um equilíbrio entre questões fáceis, médias e difíceis.

Leia mais: Passado o Enem, começa a maratona de vestibulares

Com a nota do Enem, o estudante pode participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação), que substitui alguns vestibulares, principalmente nas universidades federais, e é aceito em 42 instituições de ensino em Portugal. O exame também é aceito para conseguir uma bolsa no ProUni (Programa Universidade para Todos). 

O Enem foi realizado nos domingos 3 e 10 de novembro e os candidatos tiveram dois dias com 90 questões de múltipla escolha em cada. No primeiro, foram 45 sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 sobre ciências humanas e suas tecnologias, além da redação sobre "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". No segundo dia, foram 45 sobre ciências da natureza e 45 sobre matemática.