Enem 2021

Educação Dicas para não perder a hora e ser 'um atrasado do Enem'

Dicas para não perder a hora e ser 'um atrasado do Enem'

Nesta quarta-feira (17), estudantes devem fazer o percurso até o local da prova para evitar sustos no dia do exame

  • Educação | Do R7

Estudantes chegam atrasados ao local de prova do Enem

Estudantes chegam atrasados ao local de prova do Enem

Eduardo Enomoto/ R7

Para evitar susto ou atraso no dia do maior vestibular do Brasil, os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) devem fazer o percurso até o local da prova com antecedência. No domingo (21), os portões são abertos pontualmente ao meio-dia e fechados às 13h, e ninguém entra depois disso.

Para quem ainda não conferiu o local da prova, é hora de acessar a página do participante na internet ou checar o aplicativo. As informações estão disponíveis no cartão de confirmação. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, orienta aos participantes a imprimir o documento e levá-lo no dia da prova.

"O cartão de confirmação informa número de inscrição, data, horário e local da prova. Também apresenta orientações para a realização do exame, bem como se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada", destaca o Inep.

A imagem foi removida

Nesta semana, o candidato deve fazer o percurso até o local do exame e avaliar qual a melhor maneira de chegar: ônibus, metrô, carro ou a pé. É o momento de verificar se há algum tipo de interdição na via de acesso. Os participantes devem calcular o tempo gasto e, no dia do exame, sair de casa com uma margem de segurança para não ter atraso.

Como os portões se abrem ao meio-dia, vale chegar com pelo menos uma hora de antecedência, evitando a aglomeração na entrada.

A imagem foi removida

O Enem segue o horário de Brasília para a realização das provas. O estudante deve conferir o fuso horário da cidade onde fará o exame. Em municípios da Região Norte do Brasil as provas devem começar mais cedo.

Por fim, vale usar o bom senso e não marcar compromisso no dia do exame. Quem precisar de atestado para o trabalho deverá levar impressa a Declaração de Comparecimento, disponível no site do Inep.

Arte R7

Últimas