Novo Coronavírus

Educação Egito Antigo: CCBB educativo lança visita virtual mediada 

Egito Antigo: CCBB educativo lança visita virtual mediada 

A partir de quinta-feira (25) o público poderá acompanhar a programação cultural e artística nas quatro unidades do centro cultural

Egito Antigo: mostra online tem mediação

Egito Antigo: mostra online tem mediação

Divulgação/Museo Egito

CCBBeducativoEmCasa lança visita virtual mediada à exposição Egito Antigo - do Cotidiano à Eternidade, que estava aberta ao público em São Paulo. A programação cultural e artística segue no ambiente online para evitar a transmissão do novo coronavírus.

Essa semana reserva uma grande oportunidade para aqueles que não conseguiram visitar - antes do início do distanciamento social - ou para quem quer revistar virtualmente as exposições que continuam em cartaz nas quatro unidades do CCBB, mas com acesso presencial suspenso.

Em Vaivém, exposição em cartaz em Belo Horizonte, o público visitará mais de 300 obras que representam as redes de dormir na cultura e arte brasileira. Esses objetos, muito presentes na cultura brasileira, são frutos da tradição ameríndia que preservamos em modos e costumes. 

Linhas da Vida, exposição em Brasília, reúne cerca de 70 obras da artista japonesa Chiharu Shiota, com materiais que datam do início de sua carreira, no começo dos anos 1990, passando por instalações inéditas. Ao longo de cinco núcleos, os visitantes serão convidados a refletir, através das percepções de Shiota, sobre a vida, seu propósito, suas conexões e suas memórias.

Também haverá um passeio guiado pela exposição Ivan Serpa - A Expressão do Concreto, em cartaz no Rio de Janeiro. 

Por fim, Egito Antigo — do Cotidiano à Eternidade, exposição em São Paulo, convida crianças e adultos para descobrirem a história do Egito Antigo, através de 140 peças vindas do Museu Egípcio do Turim, que possui o segundo maior acervo egípcio do mundo. Entre esculturas, pinturas, objetos cotidianos, litúrgicos e ostracons (fragmentos de cerâmica ou pedra usados para escrever mensagens oficiais), sarcófagos e múmias (humanas e de animais), a exibição se divide em três seções - vida, religião e eternidade - que ilustram o cotidiano das pessoas do vale do Nilo, revelam características do politeísmo egípcio e abordam suas práticas funerárias.

No "CCBB em Casa", arte-educadores compartilham e trocam olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições de cada CCBB. Reúna a família, escolha um dos passeios virtuais (ou os todos!) e prepare-se para momentos de lazer e cultura em casa.

Nesta seção do site também existem as visitas patrimoniais pelos prédios dos quatro CCBBs. São duas visitas patrimoniais em cada imóvel, sendo que as primeiras já estão no ar e as outras estão previstas para as próximas semanas.

Confira a programação completa do CCBB Em Casa de 23 a 28 de de junho com atividades que estarão disponíveis no site nas datas agendadas, a partir das 10h:

Semana 4: 23 a 28 de junho

Terça-feira (23): A semana começa com uma atividade para o público em geral no "Em Libras: Cinema". Rosely Lucas propõe uma conversa, em libras, a partir da sétima arte como tema, passando por lições que abordam o vocabulário da Língua Brasileira de Sinais, uma introdução aos sinais desse campo semântico.

Quinta-feira (25): Visitas mediadas. "Vaivém", exposição em cartaz no CCBB Belo Horizonte; "Linhas da Vida", exposição do CCBB Brasília; "Ivan Serpa - A Expressão do Concreto", em cartaz no CCBB Rio de Janeiro; e "Egito Antigo - do Cotidiano à Eternidade", exposição do CCBB São Paulo.

Últimas