Enem 2019
Educação Enem 2019 tem redação sobre acesso ao cinema no Brasil

Enem 2019 tem redação sobre acesso ao cinema no Brasil

Professores discutem tema da dissertação divulgado pelo MEC no início da tarde deste domingo. Estudantes têm até às 19h para concluir a prova

redação enem 2019

Estudantes chegam para fazer a primeira prova do Enem 2019

Estudantes chegam para fazer a primeira prova do Enem 2019

Pablo Marques/R7

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019 é:  "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

A dissertação faz parte da primeira etapa de provas do exame que ocorre neste domingo (3). Os estudantes têm 5h30 para fazer o texto e ainda responder a 90 questões de linguagens e ciências humanas.

Para o professor de português do QG do Enem, Rodrigo Bezerra, o tema "supreendeu e fugiu completamente ao que imaginávamos", diz. "O tema é bastante específico, o cinema."

O professor destaca que o "acesso a salas de cinema, infelizmente, ainda é restrito no Brasil. Provavelmente a maior dificuldade dos candidatos deve ser a fundamentação do texto, pois, por se tratar de um tema tão específico, devem ter dificuldades para trazerem dados, fatos e vivências que torne o repertório do texto interessante."

A professora de redação do sistema de ensino COC, Juliana Fernandes, diz que sempre espera um tema ligado ao social nas redações. "O tema traz assuntos que a sociedade dá pouco valor, como uma edição do Enem que teve a surdez como tema, queria que as pessoas tivessem um olhar mais cuidadoso para esse assunto."

"O tema foi diferente do que a maioria das pessoas esperava, mas não deve ter oferecido dificuldade para o estudante que está fazendo a prova, " diz Simone Motta, coordenadora de Português do Grupo Etapa. "Tem características sociais como é de praxe, ainda sem a coletânea não dá para fazer um aprofundamento e sugerir argumentos viáveis."

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, havia anunciado que a edição deste ano do Enem não teria debates ideológicos e seria uma prova focada em "conhecimento científicos."

O R7 transmite a partir das 18h comentários e correção e divulgará o gabarito extraoficial da prova em parceria com o QG do Enem. Os internautas poderão tirar dúvidas enviando perguntas pelo Facebook do portal.