Enem 2021

Educação Enem 2021: veja quais são os palpites para os temas da redação

Enem 2021: veja quais são os palpites para os temas da redação

Candidatos têm até às 23h59 desta quarta-feira (14) para fazer a inscrição pela página do participante; taxa é de R$ 85

Redação do Enem tem sempre temas ligados aos direitos humanos e cidadania

Redação do Enem tem sempre temas ligados aos direitos humanos e cidadania

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os interessados em participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) devem fazer a inscrição até às 23h59 desta quarta-feira (14). O valor da taxa é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 19 deste mês. A quatro meses da aplicação, dá para saber qual o tema da redação?

Enem 2021: Confira o passo a passo para realizar a inscrição no exame

Para a coordenadora pedagógica e de redação do Poliedro colégio de São Paulo, Vivian de Ulhôa Cintra Bernardo, o tema da redação é sempre ligado a questões de direitos humanos e cidadania, como está descrito na cartilha da redação.

"Os candidatos devem ficar atentos ao noticiário e observar quais são os principais assuntos discutidos no Brasil e no exterior", explica. Entre as inúmeras possibilidades, a professora destaca questões gerais de cidadania como:

Saúde. "O debate sobre a covid-19 passa pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas também pela medicina preventiva, um debate sobre comorbidades e como essas doenças poderiam ser evitadas."

População em situação de rua. "A pandemia agravou a  crise econômica no país e com isso houve um aumento do número de pessoas nas ruas, em situação de vulnerabilidade, assunto que pode ser um tema para a redação."

Acesso à internet. "Outra discussão que já existia, mas ganhou mais destaque nesse momento de isolamento social gerado pela pandemia; o acesso à web já foi considerado pela ONU (Organização das Nações Unidas) um direito fundamental."

Últimas