Educação Enem 2023: aluno deve descansar e fazer breves revisões para não chegar cansado ao domingo

Enem 2023: aluno deve descansar e fazer breves revisões para não chegar cansado ao domingo

Candidato que não foi bem na primeira prova precisa se manter motivado e jamais desistir da segunda

Candidato deve relaxar e poupar forças para o dia 12

Candidato deve relaxar e poupar forças para o dia 12

Freepik

Após um primeiro domingo de provas que foi mais cansativo do que nas edições anteriores do Enem, na opinião de alunos e professores, a dica para os candidatos é descansar nesses primeiros dias da semana e fazer breves revisões entre quinta-feira e sábado.

No domingo, os participantes terão cinco horas para responder a 90 questões de matemática, física, química e biologia.

"Entre a primeira e segunda semana de provas, é fundamental que o estudante descanse. Esse descanso é muito importante para que ele se recupere de uma prova cansativa", afirma Luiz Rafael Silva, coordenador pedagógico do colégio Mopi. "Saia com amigos e faça atividades físicas. Neste momento, elas são muito importantes."

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto  

Segundo ele, o ideal é voltar a estudar mais para o final da semana, mas não necessariamente relembrando o conteúdo. "É recomendado que o aluno faça questões próprias do Enem para manter o ritmo e se adequar ao estilo da prova."

Priscila Naves, coordenadora pedagógica do Aprova Total, lembra que é importante não perder a motivação caso tenha ido mal na primeira prova e jamais desistir do segundo dia.

"Até porque, como a nota do Enem é calculada pela Teoria da Resposta ao Item, que atribui a nota de acordo com o desempenho dos outros candidatos, não dá para saber de antemão como será o resultado final. Por isso, é preciso acreditar em você e manter o foco e a determinação para essa etapa", ressalta.

Fui mal no primeiro dia, ainda tenho chances?

Para quem não se saiu bem no primeiro dia, é preciso entender que nem tudo está perdido. É claro que, para alguns cursos, isso pode ser um diferencial, principalmente se o participante pretender concorrer a vagas nas áreas de linguagens e humanas.

"É preciso entender que até mesmo o entendimento de que o candidato foi mal nem sempre é válido, porque a contabilização das notas é feita pela Teoria de Resposta ao Item, que só disponibiliza a nota futuramente, ou seja, esse resultado acaba sendo um mistério nesse contexto para o estudante. E entender isso pode deixá-lo mais tranquilo", diz

VEJA MAIS: Enem: apoio emocional e metas realistas estão entre as 7 dicas para a última semana de estudos

Últimas