Enem 2021

Educação Enem Digital: veja como funciona e tire suas dúvidas antes das provas

Enem Digital: veja como funciona e tire suas dúvidas antes das provas

Mais de 3 milhões de candidatos farão o exame, tanto na versão impressa como no computador, nos dias 21 de 28 deste mês

  • Educação | Do R7

Enem Digital: candidatos devem ir até o local de exame determinado pelo Inep

Enem Digital: candidatos devem ir até o local de exame determinado pelo Inep

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está marcado para ser realizado entre os dias 21 e 28 deste mês para 3.109.762 inscritos. Destes, 68.891 participarão do Enem Digital. Neste ano, as duas versões da prova, tanto aquela em papel quanto a digital, serão realizadas em conjunto. Saiba como funciona a versão aplicada em computador e tire suas dúvidas antes do exame.

As provas do Enem Digital serão as mesmas da versão impressa, mas os candidatos que optaram por essa modalidade responderão às questões em um computador. O participante deve ir ao local indicado pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, para fazer a prova. O exame não é online e não pode ser feito em casa.

Tanto a prova impressa como a digital terão a mesma estrutura: quatro cadernos de questões e a redação. Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração. No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

Os candidatos receberão uma chave de acesso, que será fornecida pelo chefe de sala para que o participante tenha acesso à plataforma de prova. A chave é utilizada para iniciar, reiniciar e finalizar a prova.

Arte R7

Ao receber a chave, o candidato deve conferir e confirmar os dados pessoais. Só depois de concluir essa etapa, o participante poderá iniciar a prova. Durante o exame, é possível visualizar a grade de questões da prova e selecionar a questão a que deseja responder na ordem de sua preferência. A opção “Proposta de redação” estará ativada no dia da prova, mas, ao clicar nela, o participante terá acesso apenas ao tema, a redação deve ser escrita nas folhas de prova.

Para pausar o exame quando for ao banheiro, por exemplo, o participante deve usar o ícone do cadeado e escolher a opção “Sim, pausar”. No entanto, o tempo de pausa não será compensado no final da prova. Para retomar o exame, basta inserir novamente a chave de acesso.

O sistema permite também que o candidato sinalize as questões que quiser destacar, em caso de dúvidas.

No final da prova, o estudante deverá verificar as respostas e inserir, mais uma vez, a chave de acesso para concluir a prova. O auxiliar de tecnologia vai inserir a chave de autenticação e confirmar o recebimento da prova.

Os computadores usados para o Enem Digital não têm acesso à internet nem a programas como o Word ou à calculadora, para evitar cola. 

Tanto na versão impressa como na digital, os estudantes podem levar o gabarito da prova desde que aguardem os 30 minutos finais para deixar o local de prova. No Enem impresso, os candidatos levam o caderno de questões para casa. No Enem digital, como não há questões impressas, o candidato pode escrever na folha de rascunho quais foram as alternativas assinaladas.

Últimas