Enem 2021

Educação Enem é feito para não dar tempo: veja como tirar a prova de letra

Enem é feito para não dar tempo: veja como tirar a prova de letra

Professor dá dicas aos participantes para terem melhor rendimento e responderem ao máximo de questões sem chutar 

Educador orienta participantes do Enem 2021 a terem bom rendimento na hora da prova

Educador orienta participantes do Enem 2021 a terem bom rendimento na hora da prova

Divulgação Freepik

Com a proximidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021, marcado para 21 e 28 de novembro, os participantes devem ficar atentos às características das provas como o número de questões: 180 no total. Cada prova tem 90 perguntas que devem ser respondias em menos de 5 horas, além da redação no primeiro dia. Saber administrar o tempo é fundamental para ter um bom resutado no exame.

Esquenta Enem: R7 Ensina traz aulas online e dicas para o exame

Gilberto Alvarez é diretor do Cursinho da Poli e traz dicas de como o participante pode obter um bom rendimento no exame. "É importante destacar que a o aluno treine em casa o tempo de prova para ver como o seu corpo reage, são muitas horas para ficar sentado", explica. "O importante é não desperdiçar tempo, com idas ao banheiro, por exemplo". O primeiro dia de prova contará com 5 h30, já o segundo dia os participantes terão o tempo 5 horas para resolver as questões.

Vale fazer provas de edições passadas usando o cronômetro como treino e máscara, uma forma de treinar para as provas.

Resoluções de questões

Segundo Alvarez, o estudante precisa adotar estratégias para as resoluções das questões, como por exemplo, a leitura da prova ao menos três vezes, identificando as questões por dificuldade. "Com esse procedimento o participante segue os parâmetros que o Enem adota no sistema TRI (Teoria de Resposta ao Item), que calcula a pontuação dada a cada questão da prova", explica. 

A pontuação final dada a prova do Enem parte das premissas do TRI, que calcula a pontuação de cada questão de acordo com o nível de dificuldade. A ideia é verificar o conhecimento do candidato e evitar o famoso 'chute'. Um participante que só acerta questões difíceis e erra as fáceis pode ter chutado, nesse caso, a nota vai ser menor.

Enem tem 4 milhões de inscritos, menor número desde 2009

"Diferente de outros vestibulares, no Enem você pode ter boas médias desde que mantenha a coerência por conta da TRI", explica o especialista.

Por essa razão, identificar as questões mais fáceis e responder primeiro, isso já garante alguns pontos no exame. Na sequência, fazer as questões moderadas e deixar aquelas mais difíceis por último.

Redação

Administrar o tempo de prova é fundamental princialmente quando o assunto é redação. Para Alvarez, o participante deve separar pelo menos 1 hora para a redação e 30 minutos para o preenchimento do cartão-respostas. O professor também orienta que o estudante olhe atentamente o tema da redação logo no início. "O estudante deve verificar o tema proposto, analisar com atenção os textos motivadores e deixar para fazer a redação no meio da prova", explica. 

O estudante não deve deixar a redação para o fim do dia. Primeiro porque corre o risco de não dar tempo de produzir o texto e, segundo, porque estará mais cansado.

Enem
O Enem é a principal porta de entrada para as universidades do país. A proposta das provas é avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

A nota do Enem é pode ser utilizada no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e em programas do governo como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Saiba como estudar atualidades para o Enem e vestibulares

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas