Enem 2021

Educação Enem: Inscrições abertas para isentos que faltaram em 2020

Enem: Inscrições abertas para isentos que faltaram em 2020

STF determinou a reabertura de inscrições com direito à isenção de taxa para quem ficou isento em 2020, mas não realizou o exame

Estão abertas as inscrições para os isentos em 2020 que puderam fazer a prova

Estão abertas as inscrições para os isentos em 2020 que puderam fazer a prova

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Estão abertas as inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para estudantes que tinham a isenção em 2020, mas não fizeram a prova por receio da covid-19. Os candidatos podem se inscrever por meio da Página do Participante até às 23h59 do dia 26 de setembro.

A reabertura das inscrições ocorre após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que garante as inscrições com isenção de taxa de cerca de 3 milhões de estudantes que tiveram isenção no ano passado, mas não fizeram a prova com receio da pandemia.

O edital do Enem deste ano exigia que os estudantes que tiveram isenção em 2020 e faltaram nas provas deveriam apresentar documentos justificando a ausência. Em caso de doença, o participante precisaria apresentar atestado médico ou odontológico para justificar a ausência nas provas de 2020 para que esses candidatos tivessem isenção do pagamento de taxa nesta edição. Após uma ação de partidos da oposição e entidades estudantis, o STF manteve a isenção de taxa desses participantes em 2021.

Esses candidatos farão as provas do Enem nos dias 9 e 16 de janeiro juntamente com os participantes do Enem PPL — para pessoas privadas de liberdade. 

Enem: estudo do Semesp mostra 'elitização do ensino superior'

De acordo com Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a aplicação das provas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 está mantida para todos os participantes que já tiveram a inscrição confirmada no exame, conforme previsto anteriormente nos editais.

Nesta edição de 2021, o Enem registrou 3,1 milhões de inscritos, o menor número desde 2009, quando a nota do exame passou a valer como porta de entrada para as universidades via Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e programas de acesso como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Calendário atualizado:

Inscrição de isentos em 2020: 14 a 26 de setembro
Enem: 21 e 28 de novembro
Enem para isentos em 2020 e PPL: 9 e 16 de janeiro de 2022

Últimas