Enem 2019
Educação Enem: O que fazer para tirar nota mil na redação e o que não fazer

Enem: O que fazer para tirar nota mil na redação e o que não fazer

Tirar zero na redação significa ser desclassificado do Exame. Saiba quais são os critérios usados pelo Inep para a correção dos textos 

O que fazer para tirar nota mil na redação

Confira os critérios para a correção da redação do Enem

Confira os critérios para a correção da redação do Enem

Divulgação/ USP Imagens

Escrever uma boa redação é um dos maiores desafios para muitos estudantes que vão fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mais importante que gabaritar nos testes é entregar um texto bem escrito, sem erros e que esteja de acordo com o tema proposto.

Leia mais: Dicas para os estudantes arrasarem na redação do Enem

Para Raphael Torres, professor do QG do Enem, muitas vezes o aluno se assusta com a nota da redação, “pensa que foi bem, mas não seguiu aos critérios pedidos pela prova e a nota cai”, explica. Os critérios estão disponíveis na Cartilha do participante, divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira).

O primeiro ponto para conseguir uma redação nota mil é respeitar a gramática.  “Usar a norma culta e evitar períodos e frases incompletas é fundamental”, observa Adriano Chan, professor e diretor do Laboratório de Redação.

Leia mais: Saiba quais são os erros de português mais comuns na redação

“Não basta escrever bem, o entendimento do tema e o repertório sócio cultural do aluno contam ponto”, avalia Torres. O estudante deve evitar repetição de palavras e precisa saber usar conjunções.

Leia mais: Especialistas dão dicas de como se preparar para a redação do Enem

Saber argumentar é um ponto fundamental. A dica é logo no primeiro parágrafo expor quais são as ideias que serão apresentadas na redação.

“O aluno deve usar as palavras-chaves do assunto (presente na instrução do enunciado) na introdução e apresentar, no primeiro parágrafo, os dois problemas temáticos que serão desenvolvidos na argumentação”, diz Chan.

Para Torres, o estudante também precisa saber conectar as ideias entre os parágrafos e ter coesão no texto.

E o que pode derrubar um aluno na redação?

Fugir do tema proposto é o principal problema na redação. Ler com atenção o enunciado é fundamental para ter sucesso.

As redações só serão corrigidas pela banca se tiverem mais de sete linhas. Os textos com seis linhas ou página em branco serão zerados. 

Leia mais: Sete erros de português que derrubam qualquer um nas provas

Cuidado ao fazer a prova. “Muitas vezes o aluno escreve a redação no rascunho e entrega a folha de prova em branco, confira antes de entregar”, diz Torres.

O candidato deverá fazer uma dissertação escolar, com introdução, argumentação e conclusão. Se apresentar algo diferente disso, a nota é zero.

Cópia dos textos da introdução ou escrever em outra língua também desclassifica o participante.

Dica do professor:

Torres destaca a importância da revisão do texto. “Perdemos o hábito de reler com atenção. Uma sugestão é escrever a redação logo no início da prova e ir intercalando as questões com a releitura para corrigir possíveis erros.”