Enem 2018
Educação Enem: questões de química e física preocupam candidatos no 2º dia

Enem: questões de química e física preocupam candidatos no 2º dia

Cerca de 4,2 milhões de candidatos participam do segundo e último dia do Enem. Alunos farão provas de Matemática e Ciências da Natureza

2º dia enem 2018

Victoria Braga, de 18 anos, e Isabela Julioli, 19, prestam Enem para medicina

Victoria Braga, de 18 anos, e Isabela Julioli, 19, prestam Enem para medicina

Edu Garcia/R7

O segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começa às 13h (horário de Brasília) em todo Brasil. Para os estudantes ouvidos pela reportagem do R7, as questões de física e química serão as mais desafiadoras.

Enem: provas de exatas devem ser apenas técnicas, dizem professores

A estudante Victoria Braga, de 18 anos, presta o Enem para ingressar no curso de medicina. Para ela, física será o maior desafio do dia. 

"Minha estratégia é fazer o que é mais fácil primeiro, porque aí não tem erro. Pelo menos as fáceis eu acerto e as difíceis eu chuto", conta.

Isabela Julioli, de 19 anos, também presta medicina e concorda que física deve ser parte mais desafiadora da prova. "Quando a gente vai estudar, eles pegam a prova de 2009 até a atual de modelo. Tem sempre um padrão, mas nunca sabe o que vai cair mais", afirma. Para Isabela, a melhor estratégia é não demorar nas questões. "Passou de três minutos você pula para a próxima."

Lucas Antonio, 17 anos, no Enem pela 1ª vez, se preocupa com as questões de química

Lucas Antonio, 17 anos, no Enem pela 1ª vez, se preocupa com as questões de química

Edu Garcia/R7

O estudante Lucas Antonio, 17 anos, presta o Enem pela primeira vez. Para ele, as questões de química serão o maior desafio. Já a parte de matemática, considera que terá questões focadas no dia a dia. 

"Eu acho que vai cair matemática do jeito que a gente vê no cotidiano", explica. Lucas tenta uma vaga em um curso de engenharia da computação.

Angélica Cardoso faz curso técnico em enfermagem, trabalha e presta o Enem pela segunda vez para conseguir uma vaga em um curso de Enfermagem.

"E espero que hoje esteja mais facil [do que o primeiro dia]", diz. Angélica diz achar que a prova de Ciências da Natureza deve ser a mais difícil desse domingo.

Segundo domingo de prova

Neste domingo (11), estudantes de todo Brasil realizam o segundo dia de prova do Enem. Os candidatos têm cinco horas para responder 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. A prova começou às 13h (horário de Brasília) e terminará por volta das 18h30. 

No primeiro dia de prova, realizado no domingo (4), os candidatos responderam 90 questões, de Linguagem e Ciências Humanas, além da redação. O tema deste ano foi a manipulação de usuários na internet

Este ano teve o menor índice de abstenções desde 2009, ano em que o Enem foi reformulado e assumiu os moldes de hoje. Dos 5,5 milhões de inscritos, cerca de 1,3 milhões não compareceram ao primeiro dia de prova. A expectativa era de 4,2 milhões de estudantes no segundo dia.