Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ensino prático de Enfermagem é importante diferencial de Faculdade em Indaiatuba

Faculdade Max Planck oferece ainda currículo integrado e flexibilidade de horário para profissionais que trabalham como plantonistas 

Educação|Do R7

Faculdade Max Planck
Faculdade Max Planck Faculdade Max Planck

INFORME PUBLICITÁRIO

Ter o diploma de enfermeiro é o sonho de muitos profissionais da saúde que atuam como técnicos ou em funções administrativas dentro de um hospital. Mas a jornada de trabalho estruturada em plantões que intercalam períodos diurno e noturno é um dos grandes obstáculos para essas pessoas. Pensando nisso, a Faculdade Max Planck, situada em Indaiatuba (SP), desenvolveu uma proposta diferenciada: as aulas regulares do curso de Enfermagem acontecem à noite, mas os profissionais plantonistas podem fazer aulas também no período da manhã, para que acompanhem integralmente o conteúdo programado.

“Esse é um grande diferencial da MAX que vem dando oportunidade para muitos profissionais participarem do curso de forma integral. As aulas no período da manhã não são simples reposições, elas acompanham fielmente todo o conteúdo das aulas noturnas. E a equipe de docentes também exige igualmente dos alunos”, afirma o coordenador do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegocio.

Outro importante diferencial da Faculdade Max Planck é a proposta de currículo integrado, que tem como eixo orientador três pilares fundamentais: organização de serviço, gestão do cuidado e assistência individual e coletiva. Nesse formato, ao invés de diversas disciplinas, os alunos recebem o conteúdo em forma de situação-problema, onde é exposto um caso real para que entendam o cenário — por meio das informações de anatomia, bioquímica e fisiologia — e também a assistência de enfermagem necessária em cada caso.

Publicidade

“As aulas práticas por meio da vivência de situações realísticas convidam o aluno a refletir sobre a prática profissional. Nesse formato, diferente do que acontece no modelo tradicional disciplinar, conseguimos ensinar os conceitos básicos ao mesmo tempo em que falamos da prática profissional. E a resposta dos alunos tem sido muito positiva”, comenta o coordenador do curso.

Com isso, as aulas do curso de Enfermagem da Faculdade Max Planck acontecem em salas especialmente preparadas para o conteúdo programático, como o Laboratório de Anatomia e uma sala que reproduz um leito hospitalar, com os equipamentos básicos de atendimento. “Tudo isso para que os alunos aprendam fazendo, e não só ouvindo os conhecimentos repassados pelos professores”, explica o professor Alexandro.

Publicidade

Para dar ainda mais dinamismo ao curso, os estudantes de Enfermagem da MAX realizam visitas técnicas frequentes a unidades básicas de saúde e também participam de ações sociais, como o evento que aconteceu na Praça Prudente de Moraes, no centro de Indaiatuba, quando alunos realizaram mais de 500 atendimentos à população. Supervisionados pela equipe docente, os estudantes ofereceram gratuitamente serviços como teste glicêmico, aferição de pressão e orientações sobre a gripe H1N1.

A proposta de currículo integrado é possível graças ao uso das Metodologias Ativas — conceito desenvolvido pela Universidade de Harvard (EUA) e adotado pela Faculdade Max Planck em todas as 19 opções de cursos oferecidos pela Instituição. Esse modelo de ensino convida o aluno a ser protagonista do próprio aprendizado, enquanto o professor é um importante facilitador desse processo.

Publicidade

O conceito das Metodologias Ativas também pautou a parceria entre a MAX e o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), de Indaiatuba, que permitiu a implantação de uma sala de aula exclusiva com mesas redondas para facilitar o aprendizado dos alunos. Além disso, a parceria entre Faculdade e Hospital garante atender ao objetivo de ensino-trabalho por meio da prática de ensino na comunidade.

“É uma grande satisfação ampliar essa parceria com o HAOC, que vai garantir ainda mais qualidade à formação dos futuros enfermeiros. Esta sala permite a interação entre nossos alunos e os profissionais atuantes no hospital, que vai ao encontro da estratégia da MAX, que é oferecer um ensino cada vez mais prático”, afirmou o diretor da Faculdade Max Planck, professor Hector Edmundo Huanay Escobar.

Os estudantes aprovaram a iniciativa. “Eu era de outra instituição e quando vi a proposta da MAX, de atividades cada vez mais práticas, eu não tive dúvidas, fiz a transferência. Ainda mais agora com essa parceria, só posso estar muito satisfeita e feliz com o curso”, disse a aluna Maria Isabel Santana. “É uma iniciativa inovadora, não vi nenhuma instituição na região que tenha essa estrutura. Isso facilita muito nosso aprendizado, que vai ser muito dinâmico”, comentou o instrumentador cirúrgico Joris Moacir Miguel, que também faz parte da 1ª turma de Enfermagem da Max Planck.

VESTIBULAR 2017

Os interessados em participar do Vestibular 2017 da Faculdade Max Planck devem garantir vaga pelo site da instituição. Ao todo são 19 opções de cursos nas áreas de Exatas, Humanas e Saúde.

Entre as características principais, a Faculdade Max Planck se destaca por 50% de aulas práticas desde o início do curso, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura moderna, com salas de aulas e laboratórios equipados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. A Faculdade Max Planck ainda oferece uma linha de crédito exclusiva, CREDMAX, com a possibilidade de pagamento de 50% do valor durante a graduação e os outros 50% após a formatura. Com a opção do CREDMAX todo o processo é feito diretamente com a Faculdade, não havendo necessidade do resultado do ENEM.

Pensando na aproximação com o mercado de trabalho, os alunos da MAX contam com o NUCA – Núcleo de Carreira, que tem como objetivo principal ampliar e otimizar oportunidades do mercado de trabalho, unindo esforços para que alunos e empresas estabeleçam relações cada vez mais produtivas. Para o curso de Medicina Veterinária, a MAX mantém o Hospital-Escola Veterinário (HEV-MAX), o único da região com atendimento 24 horas para pequenos e grandes animais.

Interessados em fazer visita ou utilizar os serviços, o HEV-MAX fica na Rod. João Ceccon, km 4 - Jd. Altos do Bela Vista - Indaiatuba-SP | (19) 3885-9902

SERVIÇO

Vestibular 2017 – Faculdade Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Prova: 23/10/2016 às 9h30

Local: Campus 1 – Avenida Nove de Dezembro, 460 – Indaiatuba (SP)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.