Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudantes realizam 1º simulado do Enem neste sábado

Provas do exame nacional deste ano estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro

Educação|Do R7

Inscrições vão até as 20h deste sábado; prova tem duração de 4h
Inscrições vão até as 20h deste sábado; prova tem duração de 4h Inscrições vão até as 20h deste sábado; prova tem duração de 4h

Os alunos que cursam o 3°ano do ensino médio de todo o País irão testar, neste sábado (30), seus conhecimentos no primeiro simulado on-line e gratuito do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. As inscrições vão até as 20h de hoje.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o simulado é um recurso oferecido aos 2,2 milhões de estudantes que estão no último ano do ensino médio. O teste terá 80 perguntas, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo do primeiro provão será composto principalmente por assuntos estudados nas escolas até o mês de abril, segundo o ministério.

Ainda de acordo com o MEC, o desempenho do aluno permite à Hora do Enem, plataforma de estudos criada pela pasta, traçar um diagnóstico detalhado e indicar quais videoaulas o candidato precisa assistir e quais exercícios tem de fazer, em cada matéria. Com o simulado, o aluno recebe uma nota e sabe como seria sua classificação no Enem. A plataforma, ainda, compara o resultado imediato do provão com a nota de corte do exame para o curso e para a universidade de interesse de quem busca fazer a graduação.

Para o primeiro teste, serão oferecidos 120 mil pontos de internet, em todo o Brasil. No caso, tratam-se de locais com acesso à internet em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O simulado pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. O horário de início do exame nestes locais está previsto para as 8h e vai até as 12h, horário de Brasília. O estudante terá até quatro horas, ininterruptas, para finalizá-lo.

Publicidade

Simulados

Além do provão deste sábado, estão previstos outros três simulados on-line. O segundo será feito no dia 25 de junho, o terceiro, em 13 de agosto, e o último, nos dias 8 e 9 de outubro. O MEC afirma que a abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avançará conforme o desenvolvimento dos aprendizados no ano letivo. Na prática, o último simulado correspondente a um exemplo de teste completo de como serão, de fato, as provas do Enem 2016.

Publicidade

As inscrições para a edição deste ano começam em 9 de maio, com prazo de até as 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo).

Leia mais notícias sobre R7 Educação

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.