Estude para o ENEM com economia

O Enem acontece somente no fim do ano, mas você precisa começar a estudar desde já. Veja dicas para se preparar para o exame

Reprodução

A prova do Enem acontece só no final do ano, mas a preparação para o exame é contínua. Os alunos com as melhores notas sempre revelam que não há segredo para o sucesso de suas posições no ranking da avaliação, a não ser uma rotina de estudos com dedicação e disciplina.

Mas como conciliar a rotina de estudos que o Enem exige com as demais atividades do dia a dia? Nem todos os estudantes que buscam uma vaga na universidade podem se dedicar com exclusividade à preparação. Mas isso não precisa ser um empecilho para um ótimo desempenho.

Então, começar a estudar para o Enem desde já, é o melhor caminho para que seu nome esteja na lista dos aprovados na universidade dos seus sonhos no próximo ano. A internet pode ser uma ótima aliada nesse momento. Com um cupom de desconto Descomplica você se prepara on-line e no seu tempo para chegar no dia do exame com o conteúdo na ponta da caneta, e ser aprovado. Confira agora mais dicas que vão lhe ajudar a estudar para o Enem com economia e praticidade:


Por que fazer os cursos on-line disponíveis na rede?

A internet tem ajudado muito quando o assunto é ensino e aprendizagem. Atualmente, é possível realizar desde cursos práticos até pós-graduação de forma virtual. O EaD, ou Ensino a Distância, tem atraído cada vez mais estudantes.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação aponta que, em 2019, o número de estudantes on-line ultrapassou o número de estudantes matriculados em cursos presenciais. Mas por que essa mudança de paradigma na forma de estudar? Porque o curso on-line permite que o aluno seja autor de seu aprendizado, seguindo o curso no seu tempo, e de acordo com sua disponibilidade.

Além disso, se o discente tem alguma dúvida, pode voltar e assistir a aula novamente, com os materiais de apoio que normalmente ficam disponíveis, como exercícios, testes, simulados, e professores tutores, que acompanham o passo a passo da trajetória do aluno.

Utilizando a internet como ferramenta de aprendizagem, você conta com um universo infinito de fontes de pesquisa, salas de aula virtuais, tutoriais e videoaulas. Além disso, você ainda pode escolher aquele formato que mais te atrai na hora de aprender.


Cursos on-line: no seu tempo e gastando pouco

Reprodução

Os cursos on-line também têm como diferencial o valor em relação ao presencial. Se engana quem pensa que em cursos mais baratos a qualidade será inferior. O curso on-line tem um preço diferenciado em virtude de cortar os custos fixos de uma organização de ensino.

Com essa possibilidade, os cursos acabam tendo um valor mais baixo, com a mesma qualidade de ensino de um presencial, com a vantagem de que, além de pagar menos, você não precisa se deslocar até a sala de aula, ganhando mais tempo para estudar. É uma economia de tempo, e também de dinheiro.

Existem cursos que funcionam de forma síncrona, ou seja, você assiste à uma aula na mesma hora em que ela está acontecendo, e cursos que funcionam de forma assíncrona, os quais possuem aulas que já foram gravadas, e que, normalmente, o professor abre fóruns de dúvidas para serem respondidas em um determinado prazo.

O que você precisa fazer é decidir qual modelo de aula on-line é mais interessante para você e para seus objetivos. A vantagem do modo síncrono é poder aprender enquanto a aula acontece e, muitas das vezes, ter o apoio do professor em uma interação virtual em tempo real. Já a vantagem do assíncrono é a adequação ao seu tempo, interagindo posteriormente com o professor.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens de realizar um curso on-line, conheça faculdades que aprovam candidatos nesta modalidade.
 

Faculdades que aceitam a nota do Enem

Reprodução

Existem milhares de faculdades, entre públicas e privadas, que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. No começo de cada ano, após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, o Ministério da Educação abre as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu. Ele é o sistema no qual os alunos concorrem à uma vaga em uma universidade pública.

Em muitas universidades públicas de todo o país, a única forma de ingressar é por meio do Enem. Tudo vai depender do curso escolhido, da universidade pública que você deseja fazer o ensino superior, e de sua nota do Enem. Essa combinação é o que determina se você foi um dos selecionados ou não.

A novidade de 2020 é que você também pode usar sua nota do Enem para cursar o ensino superior em Portugal. A partir deste ano as universidades portuguesas também selecionarão alunos brasileiros utilizando suas notas no exame.

Se sua aprovação em uma universidade pública não der certo, não se preocupe. Existem diversas universidades e faculdades particulares que aceitam a nota do Enem como forma de acesso. Ser aprovado em uma instituição particular com a nota do Enem é conhecido como "ingresso direto", ou seja, você aproveita a nota da prova para fazer o curso sem precisar prestar o vestibular daquela instituição.

Além disso, muitas dessas universidades e faculdades particulares oferecem descontos, parcerias, e até mesmo bolsas que podem chegar em até 100% do valor da mensalidade, conforme sua nota no Enem.

Agora que você já sabe como funciona o Enem e quais as instituições que aceitam a nota do exame, não perca mais tempo. Comece a se preparar para construir seu futuro com a praticidade de um curso on-line preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. Comece 2021 sendo um universitário!