Educação Estúdio News debate os grandes desafios da Educação em 2021

Estúdio News debate os grandes desafios da Educação em 2021

Pandemia impulsionou o avanço da tecnologia dentro das escolas e coloca o estudante como protagonista do aprendizado

Estúdio News terá a presença de  Lars Janér, Gustavo Leal e Sandro Bonás

Estúdio News terá a presença de Lars Janér, Gustavo Leal e Sandro Bonás

Divulgação

Desde o ano passado, escolas e instituições de ensino passaram a lidar com grandes desafios para que a educação continuasse a funcionar. Alunos e professores viram-se frente à adaptação aos novos meios de ensino-aprendizagem.

A transformação tecnológica que se deu em diversos segmentos também passou a ser necessária para que o conhecimento continuasse a chegar pelos quatro cantos do país, driblando os adventos da pandemia. O êxodo escolar aumentou e a capacitação dos profissionais de educação se faz presente e urgente.

Gustavo Leal, diretor de operações do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), diz que a instituição enxerga uma grande oportunidade nesse momento. “Podemos avançar muito na educação se soubermos utilizar bem essas tecnologias digitais no intuito de desenvolver novas metodologias de ensino-aprendizagem respeitando a particularidade de cada um, isso tudo é possível a partir do uso intensivo dessas tecnologias, é um atalho que o país precisa aproveitar bem”, destaca Leal.

Para Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação, é preciso mudar a percepção e a cultura de todos os atores do processo, pois o mesmo mecanismo da aula presencial foi para o digital.

“A sala de aula tradicional está focada no professor, a tecnologia nos ajuda a mudar um pouco esse movimento e colocar o aluno como protagonista. Acho que as escolas não souberam aproveitar ainda o momento da pandemia. Apesar da tecnologia ter contribuído muito, não podemos deixar de passar a transição completa da inclusão da tecnologia, mas a inclusão de uma cultura nova na escola”, enfatiza Bonás.

Sandro também chama atenção para os benefícios de uma educação híbrida, “a gente precisa olhar para sala de aula e entender o que faz sentido fazer presencialmente, para que os alunos possam trabalhar em equipe, com liderança, colaboração e o que deve ser feito à distância ou até mesmo na escola, mas usando ferramentas digitais para que possam usar a tecnologia para aquilo que talvez não tenha tanta eficiência no mundo presencial, claro que a dosagem e o modelo de educação tem a ver com suas faixas etárias”.

A figura do professor continua sendo a principal ferramenta nesse novo processo e cada vez mais fundamental, ressalta Lars Janér, CEO do Educbank.

“O professor cada vez mais é um protagonista, quanto mais tecnologia se coloca, mais importante é a presença dele para poder fazer sentido disso tudo e continuar utilizando da melhor maneira as ferramentas novas que continuarão surgindo em um ritmo cada vez mais rápido. É importantíssimo capacitá-los, remunerá-los e prepará-los para esse futuro onde eles vão ser cada vez mais importantes”, completa Janér.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas