Estúdio News discute reprovação e abandono escolar

Evasão escolar é um dos principais problemas de educação no país, para falar sobre o assunto Ítalo Dutra, chefe de Educação do Unicef

Ítalo Dutra da Unicef concede entrevista a Gustavo Toledo no Estúdio News

Ítalo Dutra da Unicef concede entrevista a Gustavo Toledo no Estúdio News

Divulgação




A evasão e abandono escolar trazem prejuízos não apenas para os jovens, mas também para a sociedade e para a economia do país. Segundo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a partir dos dados do Censo Escolar de 2018, o ensino médio perdeu mais de 460 mil estudantes. Nesta quarta-feira (20), Ítalo Dutra, chefe de Educação do Unicef no Brasil, participa do Estúdio News e fala sobre o tema.

Para Dutra, as metas do Plano Nacional de Educação são importantes por promoverem uma mobilização nacional e permitirem que o setor de educação possa avaliar em que momento está, e também projetar ações para o alcançar novas metas.

Uma preocupação do Unicef é que as reformas de ensino sejam garantidas para todos. "Temos um problema sério de não olhar para os últimos anos da educação fundamental, onde há um salto maior no número de abandono, taxa de reprovação, taxa de distorção idade-série e que se agrava no ensino médio", diz Dutra.

A evasão nas escolas privadas é menor do que nas escolas públicas. O que reforça as desigualdades socioeconômicas no país. Existem escolas privadas que estão com índices excelentes, mas existem também as que estão com indicadores tão baixos quanto as públicas, assim como há escolas com públicas com índices que superam as privadas.

O Estúdio News vai ao ar às quartas-feiras, às 23h, com reprise aos sábados, às 23h30 e aos domingos, às 19h. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.