Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Evento online discute a relação das crianças com a tecnologia

Instituto Alana reúne especialistas em dois encontros para analisar o papel das famílias na mediação do ambiente digital 

Educação|Do R7

Crianças e tecnologia em debate
Crianças e tecnologia em debate Crianças e tecnologia em debate

No atual cenário de isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, o ambiente digital é um espaço que oferece oportunidades de conexão e interação com os amigos, familiares e até mesmo com as escolas. Mas também traz desafios e ameaças para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes.

Para contribuir e auxiliar famílias e educadores a pensarem nessas relações, o Instituto Alana, com o apoio do NIC.br, Safernet e portal Lunetas, realiza o evento online "Ser Criança no Mundo Digital - série de conversas online", composta por seis mesas e transmitidas sempre ao vivo no link sercrianca.alana.org.br com recursos de acessibilidade (intérprete de Libras e legenda em tempo real).

A primeira conversa, "Crianças e o mundo digital: oportunidades e desafios", será na sexta-feira (26), às 17h, e vai abordar os direitos das crianças no desenvolvimento de uma relação saudável com o ambiente digital, na qual a tecnologia respeite a sua privacidade e capacidade de se desconectar.

Provocações como "os desafios e as oportunidades no percurso da garantia desse direito" e "o que cabe às famílias, às escolas, ao governo, às empresas e plataformas de tecnologia" serão fios condutores para o bate-papo com a Vera Iaconelli, doutora em Psicologia pela USP e Rodrigo Nejm, diretor de educação da Safernet. A mediação será feita por Carolina Pasquali, jornalista e diretora executiva do Instituto Alana.

Publicidade

A segunda conversa será no dia 3 de julho, às 17h, com o tema "O papel das famílias na relação da criança com o mundo digital". Será discutido como dosar o tempo, avaliar a qualidade do conteúdo, mediar ativamente o uso e, acima de tudo, fazer da tecnologia uma experiência compartilhada entre crianças e adultos. Participam da conversa: Karina Menezes, pedagoga, presidente do Raul Hacker Club de Salvador Bahia e idealizadora do Projeto Crianças Hackers, e a escritora, palestrante e empreendedora Roberta Ferec, autora do livro "Tela com cautela - Um guia prático para criar filhos na era digital (sem perder a sanidade)". Maria Isabel de Barros, pesquisadora do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, será a mediadora dessa conversa.

Serviço:

Publicidade

Ser Criança no Mundo Digital - série de conversas online

Iniciativa e realização: Instituto Alana, com apoio: Nic.Br, SaferNet e portal Lunetas

Publicidade

Datas: 26/06 e 03/07

Inscrições e transmissão: sercrianca.alana.org.br/

Mais informações: bit.ly/conversas- sercrianca

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.