Educação Fenômeno na internet, Professora Gringa diverte e ensina inglês  

Fenômeno na internet, Professora Gringa diverte e ensina inglês  

Com o bordão 'bonitona-bonitono', Rebecca Jackson alcançou mais de 1 milhão de seguidores no TikTok e 9 milhões no YouTube

  • Educação | Alex Gonçalves, do R7*

Rebecca, a Professora Gringa,  tem mais de 9 milhões de visualizações no canal do YouTube

Rebecca, a Professora Gringa, tem mais de 9 milhões de visualizações no canal do YouTube

Divulgação

Com humor, Rebecca Jackson, 32 anos, mais conhecida como Professora Gringa, bomba nas redes sociais com o bordão "bonitona-bonitono". Neste Dia do Professor, 15 de outubro, o R7 conta a história dessa norte-americana que diverte e ensina inglês a milhares de pessoas nas redes sociais. 

Com mais de 9 milhões de visualizações em seus vídeos do YouTube e mais de 1 milhão de seguidores no TikTok, a jovem ensina, com um estilo bem despojado, inglês a brasileiros. Professora há dez anos, Rebecca é mestre em pedagogia para estrangeiros pela Grand Canyon University, nos Estados Unidos.

Nascida em Walton, pequena cidade no estado de Nova York, ela trabalhou como professora de inglês para nativos no ensino médio. Durante a realização de um estágio, também ensinou brasileiros que viviam nos Estados Unidos a falar inglês.

"Tive uma vida como qualquer outra pessoa sonha em ter: estudei, me formei, arrumei um trabalho e me casei", conta. "Mas as coisas começaram a dar errado quando me divorciei, e foi nesse momento que me dei conta de que havia perdido tudo, até a minha casa", completa. 

Rebecca se viu sozinha e vivendo dentro do próprio carro por não ter onde morar. "Foi uma fase muito difícil", lembra. "Mas percebi que havia uma chance de recomeçar. Lembrei do período de estágio que fiz, e o impacto que causei positivamente na vida daqueles brasileiros que aprenderam o inglês comigo."

Mesmo vivendo em condições difíceis, a professora decidiu voltar a dar aulas de inglês a estrangeiros que viviam nos Estados Unidos. "Foi nessa mesma época que recebi o convite de um brasileiro para ir ao Rio de Janeiro ensinar o inglês", lembra. Em 2018, Rebecca já estava em solo brasileiro e teve de aprender o português, mas escolheu superar as dificuldades da nova língua com bom humor. Foi quando teve a idéia de publicar um vídeo na internet para que os brasileiros pudessem ajudá-la a entender as expressões e gírias usadas frequentemente pelos cariocas. Sucesso imediato.

Carismática, a professora se destacou e cativou o público nas redes sociais. Do anonimato, passou a se tornar um fenômeno no país. "A comunidade brasileira me salvou", diz, emocionada. "Eu não tinha emprego, estava depressiva e a minha vida, uma bagunça".

Desse momento em diante, Rebecca Jackson se tornou oficialmente a Professora Gringa, e utiliza as habilidades do idioma nativo e formação acadêmica para ajudar os brasileiros a transformarem a vida através de uma segunda língua.

Para a Professora Gringa, a educação é um direito de todos. "É por meio da educação que temos a nossa vida transformada. A minha vida mudou e quero oferecer essa mesma oportunidade a muitas outras pessoas", finaliza.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas