Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fisioterapeuta dá dicas de como cuidar do corpo no home office

Alinhamento de postura, alongamentos e cadeiras confortáveis são algumas recomendações

Educação|Do R7 Bolsas de Estudo

Acompanhamento de um fisioterapeuta para alinhar cuidados do corpo e adequar o espaço é recomendado
Acompanhamento de um fisioterapeuta para alinhar cuidados do corpo e adequar o espaço é recomendado Acompanhamento de um fisioterapeuta para alinhar cuidados do corpo e adequar o espaço é recomendado

A rotina exaustiva do trabalho exige cuidado com o corpo. E, no trabalho remoto ou home office, esse cuidado precisa ser ainda maior por causa das longas horas que os profissionais passam sentados à frente do computador. Ajustar a postura, realizar alongamentos e investir em equipamentos que proporcionem conforto é essencial, não só para o bom desempenho das atividades, como também para evitar danos futuros.

Fazer os próprios horários no conforto de casa sem precisar enfrentar horas de trânsito ou transporte público é um dos fatores que tornam esse regime de trabalho atrativo. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com as medidas de isolamento social para evitar aglomerações e frear o contágio do coronavírus, 11% dos trabalhadores ativos no Brasil exerceram suas atividades profissionais de forma remota.

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA) mostra que os brasileiros têm a intenção de continuar trabalhando de casa. A aceitação dessa modalidade de trabalho cresce a cada dia. Cerca de 73% dos respondentes estão satisfeitos com o home office. Mas o índice é ainda maior — chega a 78% — quando se considera a intenção de manter essa rotina após a pandemia. 

Para evitar problemas futuros de saúde, que vêm se agravando silenciosamente a cada dia, é bom ficar atento a alguns cuidados. Afinal, adequar a casa a um escritório não é tarefa tão simples. Existem diversos fatores que podem causar sérios danos ao corpo. A cadeira fora do ângulo correto pode desencadear, por exemplo, patologias nos joelho, quadris e até na coluna. O computador fora da linha dos olhos pode trazer malefícios à coluna cervical e provocar doenças oftalmológicas.

Publicidade

O acompanhamento de um fisioterapeuta ergonomista para alinhar cuidados do corpo e adequar o espaço é recomendado. “Os benefícios de um acompanhamento fisioterapêutico são diversos e dependem do objetivo de cada paciente. Somos os profissionais mais qualificados para prevenir, manter e reestabelecer a função do corpo”, afirma a fisioterapeuta Carine Pimenta.

Segundo a especialista, a má postura pode fadigar os músculos, causando dores nas costas, principalmente na coluna cervical e na região lombar. “Alongamentos podem ajudar no relaxamento muscular e evitar tensões. Além disso, manter o computador na altura dos olhos [é importante] para evitar uma flexão ou extensão excessiva da cervical, com braços apoiados, cadeira confortável, preferencialmente com apoio na lombar”, aconselha a fisioterapeuta, lembrando que pés apoiados também são importantes para manter um ângulo de 90 graus de flexão dos joelhos.

Publicidade

Manter a postura é um dos maiores desafios para quem trabalha na frente do computador o dia todo. Assim como nos escritórios, a rotina de trabalho em casa é cansativa e estressante. Às vezes, até mais. Por precisar transformar a casa em seu ambiente de trabalho, a pessoa tende a se acomodar e se exercitar cada vez menos. Realizar alguns exercícios pode ajudar a evitar futuras disfunções. “Sabemos que é difícil dar uma pausa no trabalho, mas, se possível, faça intervalos a cada duas horas para realizar alguns alongamentos e liberar tensões”, sugere Carine.

Confira abaixo mais dicas sobre como cuidar do corpo no trabalho remoto:

Publicidade

• caso tenha disponibilidade, utilize suporte de apoio para o notebook ou eleve o monitor para que a cabeça não fique inclinada para baixo;

• mantenha a tela na altura dos olhos para que a cabeça fique reta e você não precise forçar a musculatura do pescoço;

• caso não seja possível utilizar uma cadeira ergonômica em casa, o efeito pode ser reduzido com um travesseiro de espuma para apoiar as costas;

• faça pausas para ativar a circulação, alongando pernas, braços e coluna;

• utilize um apoio para o antebraço, evitando que ele fique abaixo da altura ideal ou que precise mantê-lo suspenso, fatores que aumentam o desconforto; e

• evite ficar muito tempo sentado. Levante-se a cada 45 minutos para se alongar e até realizar algum movimento de fortalecimento da musculatura.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.