Fuvest é amanhã, confira as matérias que devem cair na prova

Professores dão dicas de conteúdo e das principais características de um dos exames mais concorridos do país. Primeira fase será neste domingo (24)

Confira dicas para a prova da Fuvest neste domingo (24)

Confira dicas para a prova da Fuvest neste domingo (24)

Gastão Guedes/Divulgação

A primeira fase do vestibular da Fuvest será aplicada neste domingo (24). Os candidatos que buscam uma vaga na USP (Universidade de São Paulo) deverão responder a 90 questões de múltipla escolha em 5 horas de prova. Para ajudar os estudantes nesta reta final, o R7 ouviu professores para saber quais as dicas e as matérias devem cair na prova de amanhã.

Leia mais: Caneta azul, sim. Vestibular da Fuvest é domingo, saiba o que levar

De acordo com os professores, a Fuvest é uma prova que cobra muito conteúdo. "É uma prova técnica, sem meio termo, ou o aluno sabe ou não sabe a resposta", diz Rodrigo Bezerra, do QG do Enem. "A Fuvest cobra muito toda a matéria dada no ensino médio, com um nível de complexidade maior e questões mais desafiadoras se comparmos com o Enem, por exemplo", completa o Marcelo Dias Carvalho, do Etapa.

Leia mais: Vestibular da Fuvest terá provas coloridas e reconhecimento facial

Fazer simulados e exames anteriores ajuda a conhecer o estilo da prova. Vale calcular o tempo — são 5 horas para responder a 90 questões. Antes do exame, leia a prova com atenção, responda o que sabe e deixe para depois as questões mais complicadas. Respirar fundo e manter o controle emocional é fundamental.

Leia mais: Fuvest divulga número de inscritos no vestibular 2020

"Sempre oriento a começar pelas questões mais complexas como matemática, física, química e biologia porque o aluno está com a cabeça mais fresca, não está tão cansado", diz Bezerra.

Como no Enem, o desgaste é grande, quase uma corrida de longa distância. Vale levar água e barrinhas de cereal ou chocolate para dar energia.

E o que vai cair?

Em matemática a tendência é que o aluno tenha de resolver questões de geometria, probabilidade e análise combinatória. "Em física a tendência é que caiam os temas clássicos como energia, trabalho, óptica e potência, muitas vezes relacionado ao cotidiano", avalia Carvalho.

Para Carvalho, o meio ambiente e ecologia estão presentes na prova de biologia, assuntos que também aparecem em química. "Uma característica da Fuvest é a interdisciplinaridade, muitas vezes nas questões de biologia o aluno precisa fazer cálculos e em química, analisar compostos orgânicos."

Em humanas, a prova de português promete ser cansativa. "O aluno vai se deparar com questões de gramática, com muita interpretação de texto e questões sobre os livros obrigatórios, é importante que o estudante conheça bem os movimentos literários", explica Bezerra.

Imagens, tiras, charges e gráficos estão presentes em todas as disciplinas. Questões associadas a atualidades aparecem com frequência nas provas de geografia e história. "A Fuvest não pede decoreba de datas, mas o aluno precisa estar atento ao que está acontecendo", observa Bezerra.

Em inglês, os alunos vão se deparar com muitos textos e vale a interpretação. Os professores sugerem uma primeira leitura para saber qual é o assunto e a segunda leitura para responder a questão.