Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Grupo faz intervenção para incentivar candidatos do Enem

Cerca de 30 pessoas ficaram no portão com cartazes motivacionais

Educação|Peu Araújo, do R7

Grupo fez cartinhas e apresentação teatral
Grupo fez cartinhas e apresentação teatral

"Não precisa passar numa prova pra se tornar alguém na vida. Você já é alguém na vida", "cada um carrega em si o dom de ser capaz", "trabalho não te define" e muitos desejos de boa prova. Foi assim que um grupo de 30 pessoas recebeu os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na Uninove da Barra Funda, zona oeste de São Paulo.

O coletivo Alcance faz intervenções pela capital paulista há alguns anos e pela primeira vez decidiu dar apoio aos estudantes do Enem.

Um dos integrantes do grupo, o relações públicas Pedro Bontorim, de 31 anos, define a ação. "Nós estamos aqui pela pressão que os alunos sentem, sabemos que é a vida inteira em uma prova, então queremos trazer um tom de leveza para este dia", afirma.

Eles também fizeram cartinhas e fizeram uma breve apresentação de teatro na porta da universidade. "A nossa intenção é tornar esse dia mais leve para eles", diz.


Bontorim, que carrega um cartaz com os dizeres "você tem um propósito", afirma que a ação foi bem recebida pelos candidatos. "Muitas pessoas aplaudiram e muita gente veio nos agradecer."

Integrante diz que candidatos gostaram da ação
Integrante diz que candidatos gostaram da ação

Ele conta que o grupo tem mais de 100 pessoas e faz outros tipos de intervenção, como por exemplo a distribuição de café, bombom e poesia em pontos de ônibus nos horários de pico.


"Nós queremos transformar a cidade de São Paulo num lugar melhor, mais leve. Nós vivemos em uma cidade muito estressada."

O grupo anda fila indiana pela frente da Uninove subindo e descendo a pequena ladeira desde as aberturas dos portões.

Nos minutos antes de fechar os portões, o coletivo Alcance fez um corredor e incentivou os candidatos que corriam para não perder a prova. Aos que não conseguiram entrar, o grupo prestou solidariedade fazendo um contraponto a outro grupo que debochava dos atrasados.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.