Educação Inep  divulga os resultados individuais do Encceja 

Inep  divulga os resultados individuais do Encceja 

Estão disponíveis no site as notas de todos os participantes. Quem alcançou a nota mínima exigida terá o certificado do ensino fundamental

Inep divulga as notas do Encceja

Encceja: Inep divulga os resultados

Encceja: Inep divulga os resultados

Divulgação

Os resultados individuais do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2018, referentes ao Ensino Fundamental, já estão disponíveis para consulta no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)

O acesso às notas exige login no Sistema Encceja ou no Sistema Encceja Exterior. Estão disponíveis as notas de todos os participantes do Encceja Nacional PPL, Encceja Exterior Regular e Encceja PPL. O Inep já tinha divulgado todas as notas do Ensino Médio e a nota do Ensino Fundamental para participantes do Encceja Nacional Regular.

Certificado e Declaração Parcial de Proficiência

Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação terá o certificado do ensino fundamental emitido por instituição brasileira. Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento terão direito à declaração parcial de proficiência.

Com a declaração o participante fica liberado de repetir as provas da mesma área de conhecimento em futuras edições do Encceja. O participante que fez a prova no Brasil deve procurar a instituição certificadora que selecionou durante a inscrição. O participante que fez o Encceja Exterior receberá os documentos no consulado, posteriormente.

Encceja

Desde 2002, o Inep é responsável pela aplicação do Encceja no Brasil e no exterior. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A aplicação para pessoas privadas de liberdade também é oferecida em outros países, principalmente no Japão.