Enem 2021

Educação Inep já disponibiliza o edital do Enem 2021 em Libras

Inep já disponibiliza o edital do Enem 2021 em Libras

Vídeo pode ser acessado no canal do Instituto no YouTube. Inscrições estão abertas e vão até 14 de julho

  • Educação | Do R7

Língua de sinais: candidatos surdos podem acessar canal do Inep no Youtube

Língua de sinais: candidatos surdos podem acessar canal do Inep no Youtube

Freepik

Estudantes surdos já pode acessar a versão do edital do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizou, na quinta-feira, 1º de julho, o vídeo que pode ser acessado no canal do Instituto no YouTube.

O Inep já havia disponibilizado a versão em Libras do edital referente ao Enem impresso em junho. As medidas fazem parte do conjunto de iniciativas que compõem a Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto, que visa ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações. Os editais em Libras do Enem são publicados desde 2013.

Acessibilidade

Na edição 2021, o Enem Digital contará com recursos de acessibilidade inéditos. Os participantes que solicitarem determinado atendimento especializado e tiverem o pedido aprovado poderão realizar prova ampliada e superampliada, por exemplo. Também será permitido que os inscritos usem materiais próprios que auxiliem na realização da prova no computador. Tradutor-intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), tempo adicional e salas acessíveis são outros recursos previstos no edital.

Enem em Libras

Lançado em 2018, o selo Enem em Libras reflete o esforço do Inep para garantir que editais, provas, cartilhas, campanhas e demais materiais de seus exames e avaliações sejam acessíveis. Com isso, o Instituto reafirma o compromisso com a comunidade surda e com um futuro melhor por meio da educação. Ao longo da história do Enem, o atendimento às diferentes necessidades dos participantes surdos e deficientes auditivos têm sido uma preocupação constante do Inep.

Inscrições e aplicação

As inscrições do Enem 2021 vão até o dia 14 de julho. Durante esse período, o Inep também receberá as solicitações de atendimento especializado. Os interessados deve se inscrever  por meio da Página do Participante, de forma intuitiva, simples e rápida.

Vale ressaltar que todos os interessados em fazer o Enem 2021 devem se inscrever, independentemente de terem adquirido a isenção da taxa de inscrição. Tanto a versão digital quanto a impressa desta edição do exame serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Últimas