Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inscrições para Sisu, Prouni e Fies abrem nos próximos dias, veja datas

A partir desta terça (21) serão aceitas candidaturas para o Sisu. Programas de acesso a universidades utilizam nota do Enem, divulgada na sexta

Educação|Do R7

Estudantes esperam para fazer o Enem; usado em programas de acesso a universidades
Estudantes esperam para fazer o Enem; usado em programas de acesso a universidades Estudantes esperam para fazer o Enem; usado em programas de acesso a universidades

Os três principais programas do Ministério da Educação para ingresso no ensino superior abrem inscrições nos próximos dias. São os casos do Sisu, do ProUni e do Fies. Os três programas utilizam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no acesso. Os resultados da prova de 2019 foram divulgados na última sexta-feira (17).

O primeiro programa a abrir inscrições é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), pelo qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Os estudantes poderão se candidatar a partir desta terça-feira (21) por meio do site do programa.

As inscrições acabariam na sexta-feira (24), mas em razão de problemas na correção de cerca de 6 mil provas do Enem, o prazo foi ampliado até domingo (26), segundo informações do ministro Abraham Weintraub.

São 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. Cada estudante pode escolher duas opções de cursos nas diferentes universidades federais e estaduais do país. Os de melhor pontuação no Enem têm mais chance de conquistar a vaga. Os resultados da chamada regular serão divulgados no dia 28.

Publicidade

Nessa mesma data abrem as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas integrais ou parciais em instituições privada. As candidaturas serão aceitas até 31 de janeiro.

Leia mais: MEC diz que 143,7 mil participantes 'zeraram' em redação no Enem

Publicidade

Podem concorrer brasileiros participantes do Enem 2019 que não têm diploma de curso superior. Para realizar a inscrição, o estudante deverá acessar o site do ProUni, informar seu número de inscrição no Enem 2019 e a senha.

O terceiro programa de interesse para quem pretende fazer um curso de nível superior é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que tem modelos para financiar os estudos em instituições não gratuitas. Há diferentes modalidades de concessão, com juros zero para quem mais precisa e uma escala conforme a renda familiar do participante. O período de inscrições será entre 5 e 12 de fevereiro. Informações no site do Fies.

Publicidade

Portugal

A pontuação do Enem também pode ser usada nos processos seletivos de instituições de educação superior estrangeiras. O Inep tem acordo interinstitucional com 47 universidades portuguesas, o que garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.