Enem 2018
Educação Locais de prova abrem os portões para 2º dia de provas do Enem

Locais de prova abrem os portões para 2º dia de provas do Enem

Portões são fechados às 13h (no horário de Brasília) e candidatos começam a fazer a prova às 13h30

Enem 2018

Portões do Enem abrem para candidatos entrarem em locais de prova

Portões do Enem abrem para candidatos entrarem em locais de prova

Agência Estado/Luciano Claudino

Os locais de prova de todo Brasil abriram os portões para o segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) às 12h (horário de Brasília) deste domingo (11).

Os candidatos terão cinco horas para responder 90 questões de múltipla escolha sobre Matemática (45) e Ciências da Natureza (45).

Os portões serão fechados às 13h, no horário de Brasília, e os candidatos começam a fazer a prova de fato às 13h30. Esta meia hora é utilizada para os procedimentos de segurança dentro dos locais de prova e, assim, o tempo de prova começa a ser contado a partir do início da prova. As respostas deverão ser entregues até às 18h30. 

Os gabaritos e cadernos de questões do Enem 2018 serão liberados no dia 14 de novembro, no site do Enem. Os resultados oficiais estão programados para 18 de janeiro de 2019.

Embora o resultado oficial só saia nesta quarta-feira (14), os candidatos podem conferir os acertos e erros por gabaritos extraoficiais. Para levar o caderno de provas para casa, o estudante precisa deixar o local de prova 30 minutos antes do final da prova. 

Além disso, os primeiros estudantes só poderão deixar os locais de prova depois de duas horas do início do exame. Mesmo que o candidato termine a prova antes deste tempo, será impedido de deixar a sala em que realiza o exame. 

Todos os participantes precisam levar um documento oficial com foto e caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aconselha que levem também o cartão de confirmação de inscrição e uma declaração de comparecimento impressa para assinatura do chefe de sala de prova (caso precise do documento).

Veja qual o horário local de início da prova em todos os estados brasileiros:

Início às 10h no horário local: Acre e Amazonas;

Início às 11h no horário local: Amazonas (exceto 13 municípios da região Sudoeste), Rondônia e Roraima;

Início às 12h no horário local: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins;

Início às 13h do horário local: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande Do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Primeiro dia de prova

No último domingo (4), primeiro dia de prova, os estudantes responderam  90 questões sobre Linguagem e Ciências Humanas, além da redação, cujo tema foi a manipulação de usuários na internet.

Houve 1.374.430 abstenções, valor que equivale a menos de 25% do total de inscritos na prova (5,5 milhões). Segundo o MEC (Ministério da Educação), este foi o menor índice desde 2009, quando o exame ganhou os moldes atuais. 

Por causa das abstenções do primeiro dia, são esperados 4,2 milhões de estudantes neste domingo.

Segundo dia de provas acontece neste domingo

Segundo dia de provas acontece neste domingo

Arte R7