Enem 2019
Educação Mais de 75% ainda não pagou a taxa de inscrição do Enem

Mais de 75% ainda não pagou a taxa de inscrição do Enem

Prazo para o pagamento termina quinta (23) e pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. As provas serão em novembro

Mais de 75% ainda não pagou a taxa de inscrição do Enem

Participantes devem pagar taxa até quinta

Participantes devem pagar taxa até quinta

Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress

A maioria dos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ainda não pagou a taxa de inscrição de R$ 85. Apenas 24,1% tinham o pagamento confirmado no último balanço do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no final da tarde de segunda-feira (20).

O pagamento pode ser feito até quinta-feira, 23 de maio, em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios.

Cronograma do Enem está mantido, garante novo presidente do Inep

O participante deve ficar atento às regras de pagamento do seu banco para não perder o prazo de quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), emitida com seu CPF. Novas regras da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) exigem que boletos de cobrança sejam registrados. Este é o primeiro ano em que os boletos do Enem são atrelados ao CPF do participante. A medida evita pagamentos duplicados, ou com valores incorretos.

Confirmação da inscrição

Quem teve direito à gratuidade está com a participação confirmada desde o término da inscrição, automaticamente. Já os participantes pagantes só terão a inscrição confirmada após a compensação bancária que pode demorar até três dias úteis. Portanto, não basta pagar o boleto, é preciso aguardar que o banco comunique o Inep oficialmente.

No caso de pagamentos agendados, a confirmação da inscrição também não será imediata. Além de aguardar a data programada, é preciso considerar também o prazo de compensação. O Inep alerta sobre a importância de os participantes conferirem e garantirem que a conta bancária tenha saldo para quitação do pagamento na data do agendamento.

Arte/R7