Enem 2018
Educação Manipulação de usuário na internet é tema da redação do Enem em 2018

Manipulação de usuário na internet é tema da redação do Enem em 2018

Em meio à discussão sobre as fake news em redes sociais, Inep escolheu o tema para o Exame Nacional do Ensino Médio neste ano

Fechamento dos portões de unidade que aplicou prova do Enem em São Paulo

Fechamento dos portões de unidade que aplicou prova do Enem em São Paulo

Fabíola Perez/R7

A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet foi o tema escolhido para a redação do Enem neste ano. Em meio à onda de fake news (notícia falsa, em inglês) nas redes sociais, os organizados da prova optaram por dissecar o assunto. 

Viviani Xanthakos, professora do Laboratório de Redação do curso pré-vestibular do Objetivo, em São Paulo, afirma que o tema apresenta certo grau de dificuldade, já que exige que o candidato tenha apostado em atualidades, além das disciplinas.

“É um tema muito atual e requer um candidato que seja leitor de jornais e revistas e que não se assuste com o tema”, explica.

Segundo ela, a “fake news” foi uma aposta muito forte nos cursinhos e é um aspecto que pode ser explorado nessa redação.

A professora Simone Motta, coordenadora de Português do Etapa, em São Paulo, destaca que o tema foi divulgado, mas não ainda o recorte. “Será preciso, primeiramente interpretar o recorte para entender a abordagem”, diz.

Para ela, a escolha do tema foi excelente e dá conforto aos alunos. “É uma geração que já nasceu com internet”, afirma.

Aníbal Telles, professor de Redação do curso pré-vestibular Anglo, em São Paulo, ressalta que o tema da redação deste ano quebrou a tendência dos últimos três anos, que abordou as minorias sociais. “Em 2015 foi violência contra a mulher, em 2016, intolerância religiosa relacionada a crenças de matriz africana e, no ano passado, em relação à exclusão dos surdos”, diz.

Ele acredita que os alunos estavam preparados. “Talvez o momento político tenha motivado a escolha desse tema”, afirma.
“Achei apenas um tema um pouco elitista, pois grande parte da população brasileira não tem internet. O Brasil profundo foi esquecido”, completa.

A redação era a principal apreensão dos candidatos para o exame deste ano.

Notícia falsa: Enem não foi cancelado

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começou neste domingo (4) e espera cerca 5,5 milhões de candidatos confirmados para fazerem as provas em todo o país. Dividido em dois domingos (4 e 11), os estudantes começarão pelos exames de linguagem, ciências humanas – cada um com 45 questões - e a redação, que também acontece no primeiro dia.

Para fazer os testes e a redação, os candidatos terão 5h30. É importante lembrar de reservar parte desse tempo para preencher o cartão de resposta, os aplicadores do exame não darão tempo extra para os estudantes que não preencherem. A redação vale mil pontos no Enem.