Educação MEC abre inscrições para programa de formação de estrangeiros

MEC abre inscrições para programa de formação de estrangeiros

Interessados em participar do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) 2021 devem se inscrever até 30 de setembro 

  • Educação | Sofia Pilagallo, do R7*

PEC-G 2021 tem parceria com mais de 100 instituições de ensino

PEC-G 2021 tem parceria com mais de 100 instituições de ensino

Ministério da Educação (MEC)

O MEC (Ministério da Educação) publicou na quinta-feira (13), no Diário Oficial da União, o edital de abertura para o processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) 2021. As inscrições devem ser realizadas junto à missão diplomática brasileira nos países participantes do programa até 30 de setembro.

Por meio de vagas gratuitas em cursos de graduação em mais de 100 instituições de ensino brasileiras, o PEC-G visa a formação e qualificação de estrangeiros, preferencialmente jovens em países em desenvolvimento. Os cursos disponíveis podem ser consultados neste endereço.

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter, pelo menos mais de 18 anos completos até 31 de dezembro de 2020, ser residente de países indicados no item 8 do edital e não possuir visto para o Brasil, nem temporário nem permanente.

Além disso, o estudante deverá apresentar um Termo de Responsabilidade Financeira (documento para provar que terá o mínimo de US$ 600 para custear suas despesas no Brasil durante a graduação), um Certificado de Conclusão de Ensino Médio e um Certificado de Proficiência em Língua Inglesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

Após a conclusão do programa, os alunos devem retornar ao país de origem para atuar em seu novo ofício, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de sua nação.

Mais informações estão disponíveis no edital e na página da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas