Novo Coronavírus

Educação MP abre espaço para ouvir famílias sobre volta às aulas presenciais

MP abre espaço para ouvir famílias sobre volta às aulas presenciais

Geduc fará duas reuniões virtuais para compreender o que a população pensa sobre a retomada das atividades escolares em São Paulo

MP ouve familiares de alunos sobre a volta às aulas

MP ouve familiares de alunos sobre a volta às aulas

ROBSON MAFRA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Geduc (Grupo de Atuação Especial de Educação) do Ministério Público de São Paulo realiza nesta quarta-feira (26) e na próxima (2 de setembro) reuniões online sobre a retomada das atividades presenciais nas escolas.

"A proposta é abrir um espaço de escuta aos familiares e profissionais da área da Educação, entender a realidade, principalmente das comunidades mais vulneráveis e que não tem acesso à internet", explica o promotor Daniel Serra Azul Guimarães.

Leia mais: As angústias das cri​anças na volta às aulas em tempos de pandemia

O evento tem o objetivo de compreender as impressões, opiniões, dúvidas, críticas e sugestões da população sobre a volta às aulas presenciais na capital.

Leia mais: Sindicato das escolas de SP entra com recurso por volta às aulas

"Há uma pressão grande de setores econômicos para o retorno, ouvimos especialistas — médicos e pesquisadores — que afirmam não ser um bom momento para a retomada das atividades", diz Guimarães. "Mesmo nas audiências públicas realizada pela Câmara percebemos que as pessoas não foram ouvidas com a devida atenção."

A primeira reunião de escuta, voltada às zonas leste e central da capital paulista, acontece nesta quarta. Já em 2 de setembro a escuta tratará das regiões norte, sul oeste da cidade.

"Estamos preocupados com o prejuízo pedagógico, principalmente porque as crianças estão fora da escola por muito tempo e algumas sem acesso à internet", avalia. "Por outro lado, sabemos que muitas escolas não tem como garantir a segurança sanitária, precisamos entender a realidade da comunidade."

Realizadas pela plataforma Teams, as reuniões estão com inscrições abertas e podem ser realizadas até 28 de agosto (para a reunião de 2 de setembro). No momento da inscrição, os interessados devem fornecer um endereço de e-mail. O link para participação do evento será encaminhado, aos inscritos, na semana da escuta.

Últimas