Enem 2019
Educação Nordeste lidera o percentual de consulta ao local de provas do Enem

Nordeste lidera o percentual de consulta ao local de provas do Enem

 No Brasil todo, quase 50% acessaram o cartão de confirmação da inscrição em 24 horas. Provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro

Metade dos estudantes já acessou o cartão de confirmação da inscrição do Enem

Metade dos estudantes já consultou local de prova

Metade dos estudantes já consultou local de prova

Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress

Quase metade dos inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 acessaram o cartão de confirmação da inscrição em 24 horas.

Leia mais: Saiba o que vai cair na prova de História do Enem

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) registrou 2.487.765 acessos ao cartão, que equivale a 48,7 % das pessoas que tiveram a inscrição homologada neste ano, 5,1 milhões.

Leia mais: É possível chutar no Enem? Entenda por que não é uma boa ideia

Entre os que já visualizaram o cartão, os maiores percentuais estão nos estados do Nordeste: Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Ceará e Bahia.

Leia mais: 5 dicas para ir bem na prova do ENEM

Os estados que têm menor percentual de inscritos que consultaram o cartão são: Amazonas, Amapá, Distrito Federal e Roraima. 

Leia mais: Confira os principais assuntos do mês que podem cair no Enem

O participante pode conferir no cartão o endereço do local onde fará a prova e o número de sala. Além disso, é o momento de conferir os dados pessoais, como nome completo, CPF e número de inscrição. O documento traz ainda as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e/ou especializado, com recursos de acessibilidade, caso tenha sido solicitado e aprovado, ou pelo nome social.

Leia mais: Proibidão do Enem: saiba o que pode eliminar os participantes da prova

O Inep recomenda que o participante confirme que conhece o endereço do local de prova, verifique o trajeto e o transporte coletivo disponível para o endereço. Se optar pelo transporte individual, escolha o caminho e faça o itinerário antes do dia de prova, para não ser surpreendido.

Declaração de Comparecimento

Quem precisar comprovar a presença nos dias de provas deve acessar a Declaração de Comparecimento na Página do Participante. A declaração é personalizada e deve ser impressa. O documento precisa ser entregue para o aplicador na entrada da sala, no dia da prova. Para o primeiro domingo de Enem, 3 de novembro, a declaração já está disponível.