Enem 2018
Educação Notas individuais do Enem serão divulgadas nesta sexta-feira

Notas individuais do Enem serão divulgadas nesta sexta-feira

Resultados serão liberados pelo Inep diretamente na Página do Participante ou no aplicativo oficial do Enem 2018

Enem

Consulta das notas exige login com CPF e senha

Consulta das notas exige login com CPF e senha

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os mais de 4 milhões de estudantes que realizaram as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado poderão ter acesso aos resultados individuais das provas nesta sexta-feira (18).

O horário da divulgação não foi revelado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que recomenda o acompanhamento das páginas do órgão nas redes sociais.

Para consultar as notas que obteve no exame, os estudantes poderão acessar a Página do Participante, pela internet, ou utilizar o aplicativo oficial do Enem 2018. A consulta exige login com CPF e senha.

A prova do Enem tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) e a redação.

Para o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas, é utilizada uma metodologia chamada de TRI (Teoria de Resposta ao Item), que não estabelece um valor determinado para cada questão, a partir do comportamento observado em testes. Sendo assim, questão mais fáceis com grande quantidade de acertos, tendem a ter um valor menor na composição da nota.

As notas do Enem 2018 podem ser utilizados como forma única, alternativa ou complementar para ingressar no ensino superior. De acordo com o Inep, a utilização dos resultados individuais para fins de seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do instituto.

Senha

O Inep orienta que os participantes que não se lembram da senha cadastrada no sistema do Enem façam o processo de recuperação com antecedência para conseguirem acessar as notas assim que elas forem liberadas.

A senha de acesso do Enem é a mesma utilizada para inscrição nos programas de acesso e financiamento da educação do MEC (Ministério da Educação), tais como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

'Nada que estudei caiu, chutei 80% da prova', diz candidata do Enem

Quem esqueceu a senha, poderá fazer a recuperação diretamente na Página do Participante. Para isso, basta clicar no botão “esqueci minha senha” e confirmar o e-mail cadastrado no sistema para receber uma senha temporária.

Já aqueles que esqueceram a senha e também não têm acesso ao e-mail cadastrado têm a opção de informar novos contatos para receber a senha temporária.