Enem 2020

Educação Pela primeira vez, Enem será aplicado em formato digital

Pela primeira vez, Enem será aplicado em formato digital

Cerca de 100 mil inscritos devem fazer a primeira prova do exame neste domingo (31) em  199 municípios do país

  • Educação | Karla Dunder, do R7 com Agência Brasil

Enem Digital será realizado pela primeira vez neste domingo (31)

Enem Digital será realizado pela primeira vez neste domingo (31)

VEETMANO PREM/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realiza pela primeira vez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na versão digital. A segunda prova será aplicada no dia 7 de fevreiro. A prova piloto conta com 96 mil inscritos, que farão as provas em 199 municípios. 

Todos os candidatos deverão usar máscara, higienizar as mãos com álcool em gel e manter o distanciamento de 1,5m.

Assim como no Enem impresso, os participantes terão que ir até o local de prova. O exame será realizado pelo computador, mas os candidatos deverão levar caneta esferográfica de tubo transparente de tinta da cor preta para produzir a redação que será feita no papel. Também é necessário levar um documento original com foto para a identificação.

Os estudantes também receberão folhas de rascunho para fazer os cálculos das provas de matemática e ciências da natureza, mas não vão receber folhas de resposta. Os itens devem ser marcados pelo computador.

As provas serão realizadas em laboratórios de informática de escolas e universidades que já foram previamente testados pelo Inep. Ao todo, serão cerca de 4 mil laboratórios, com cerca de 20 computadores cada. As máquinas terão acesso apenas à prova. Os estudantes não conseguirão, portanto, acessar a internet ou documentos do computador.

Os horários do Enem digital serão os mesmos do Enem impresso. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa a ser aplicada às 13h30. No primeiro dia, os participantes, assim como no exame em papel, fazem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia, a prova vai até as 19h.

No segundo dia, os candidatos têm até as 18h30 para resolver questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. As questões serão diferentes do impresso, mas terão o mesmo nível de dificuldade.

Últimas