Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Política e educação marcaram debates em Congresso Internacional

Reitores, deputados e especialistas discutiram os rumos e financiamento das universidades públicas, programas e agenda de governo para a área

Educação|Karla Dunder, do R7

Deputados discutiram o papel do Congresso e as políticas para a educação
Deputados discutiram o papel do Congresso e as políticas para a educação Deputados discutiram o papel do Congresso e as políticas para a educação

O debate entre Educação e política estiveram presentes no 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, que reuniu políticos, reitores de universidades públicas e especialistas na área entre segunda-feira (19) e terça-feira (20) em São Paulo.

Leia mais: Bloqueio de verbas do MEC atinge mestrado e doutorado

O Congresso ocorre em meio a diversas turbulências envolvendo a área da Educação que vão de declarações polêmicas de ministros, ao contingenciamento no orçamento que impactou diretamente as universidades federais, a pesquisa e até a compra e distribuição de livros. Em meio a tudo isso, o debate sobre o programa Future-se, que está em fase de consulta pública e sugere uma nova forma de complementar o orçamento das instituições de ensino por meio de OS (Organização Social).

Na mesa "A Universidade em Tempo de Conflito", que contou com a presença de reitores, o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior afirmou que o orçamento das instituições de ensino está garantido pela Constituição, no entanto, destacou que "a distribuição das verbas será revista, não deverá ser feita pelo tamanho da instituição e número de alunos, como é hoje, mas pela avaliação de indicadores de resultados."

Publicidade

Em outra mesa, a deputada Tabata Amaral (PDT-SP) afirmou que o governo "perde muito tempo com fumaça, debatendo questões ideológicas e não investe tempo no que realmente interessa como a aprovação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) que garante a merenda nas escolas e o salário dos professores".

O Fundeb garante a redistribuição de recursos vindos de impostos para os municípios de todo o país.

Publicidade

A deputada participou da mesa "A visão do novo Congresso sobre Educação" com a participação dos deputados Pedro Cunha Lima (PSDB-SP) e Caroline de Toni (PSL-SC). Cunha Lima destacou a importância de gestão dos recursos e a necessidade de investir na primeira infância. Caroline falou sobre seu projeto de lei que exclui o educador Paulo Freire do posto de patrono da educação brasileira. Segundo ela, a figura de um patrono na Educação fere a Constitução. 

Nesta terça-feira, a discussão começou com um debate sobre Governo X Jornalismo: a cobertura do MEC, sobre os debates e polêmicas envolvendo a nova gestão.

Publicidade

Leia mais: MEC bloqueia R$ 349 milhões destinados aos livros didáticos

Na sequência, a professora da Escola de Jornalismo da Universidadede Columbia, Lynnell Hancock falou sobre a cobertura da mídia norte-americana na gestão do presidente Donald Trump. "A imprensa perdeu muito tempo cobrindo as polêmicas do presidente, quem pautado a mídia com polêmicas, e deixou de cobrir assuntos realmetne importantes", diz. "Algo muito parecido com o que ocorre hoje no Brasil."

Casos de sucesso em alfabetização, como Sobral, no Ceará, cidade que conquistou nota 9,1 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2017 e conquistou o título de melhor rede pública do país. Debates sobre métodos de alfabetização e as novas diretrizes do governo também estiveram na pauta.

No total, foram 22 atividades entre mesas de debates e oficinas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.