Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quer fazer um passeio de graça? A USP oferece roteiros especiais

Anote na agenda: Giro Cultural é um programa de passeios científicos, mas também culturais, pelo campus da universidade e por São Paulo

Educação|Karla Dunder, do R7

A USP (Universidade de São Paulo) oferece o Giro Cultural, um programa para quem quer fazer passeios culturais e científicos dentro da universidade e pela cidade de São Paulo. O foco é atrair estudantes, mas também é aberto ao público no último sábado do mês com agendamento.

Confira a programação:

A USP conhecendo a USP

O roteiro tem duração de 6h e é voltado para professores, funcionários e alunos da USP. É realizado no segundo sábado de cada mês. Os visitantes fazem um tour pelo campus Butantã, assim como acontece no roteiro Panorâmico, para apresentar curiosidades do campus e da Universidade. Após o tour, o grupo é conduzido para o Centro de São Paulo, onde são realizadas as visitas ao Centro Universitário Maria Antônia (CEUMA) e ao Museu de Arte Contemporânea (MAC). 

Publicidade

Vista panorâmica: um passeio pelo campus

O roteiro panorâmico tem a duração de 1h30. O público tem a oportunidade de conhecer todo o campus universitário com paradas na Praça do Relógio, o Monumento em Homenagem à Ramos de Azevedo (Praça do Cavalo) entre outros pontos. Os participantes podem conhecer um pouco mais sobre a história da criação da USP e recebem informações sobre as unidades de ensino, institutos e museus. O roteiro é realizado em ônibus da prefeitura da USP (antigo ônibus circular).

Publicidade

Ponto de encontro: Portão 10 do CEPE-USP (Centro de Práticas Esportivas da USP – Avenida Mello Moraes, 661, Cidade Universitária, Butantã)

Dias e horários: terça à sexta-feira: 10h ou 14h

Publicidade
Roteiro inclui acompanhar ensaio da Osusp
Roteiro inclui acompanhar ensaio da Osusp Roteiro inclui acompanhar ensaio da Osusp

Acervo Cultural

Com duração de 2h30, a proposta é apresentar diferentes espaços: Biblioteca Brasiliana (BB), Museu da Educação e do Brinquedo da Faculdade de Educação (MEB-FE) ou Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e o Arquivo Geral da Universidade e aos ensaios abertos da OSUSP (Orquestra Sinfônica da Universidade). 

Pontos de encontro: Portão 10 do CEPE-USP (Centro de Práticas Esportivas da USP – Avenida Mello Moraes, 661, Cidade Universitária, Butantã)

Dias e horários: terça à sexta-feira: 10h ou 14h

São Paulo e a São Paulo modernista

É roteiro é realizado fora da Cidade Universitária. Com ponto de partida na estação Alto do Ipiranga do Metrô, o passeio tem início no Parque da Independência – Museu Paulista, no bairro do Ipiranga, passando pelo centro da cidade, onde destaca as principais edificações modernistas, como o Edifício Copan, do arquiteto Oscar Niemeyer. O ponto de parada seguinte é o Theatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo. O passeio termina no Museu de Arte Contemporânea da USP, no Parque do Ibirapuera. Todo o trajeto é percorrido em um ônibus equipado com recursos multimídia para uso durante o passeio.

Duração: 4 horas

Ponto de Encontro: Estação de Metrô Alto do Ipiranga (Catraca)

Dias e horários: sábados, às 10h

Serviço:

Inscrição: girocultural@sinteseeventos.com.br

Telefone: (11) 3721-5720

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.