R7 Ensina História: conheça a arte colonial barroca no Brasil

História: conheça a arte colonial barroca no Brasil

Estilo surge em meados do século 16 e início do 17, quando a cultura passa a ser influenciada não só pelos jesuítas, como também por artistas

  • R7 Ensina | Do R7

Carlos Eduardo é professor de história, filosofia e sociologia

Carlos Eduardo é professor de história, filosofia e sociologia

Reprodução

Na vigésima aula do R7 Ensina, o professor de história, filosofia e sociologia Carlos Eduardo, mais conhecido como Cadu, discorre sobre a arte colonial barroca no Brasil.

Antes de mais nada, o professor apresenta o contexto histórico em que o estilo artístico surgiu. Tudo começou com a Reforma Protestante, movimento na Europa do século 16 que colocava em xeque dogmas milenares da Igreja Católica.

Ameaçada, a Igreja decidiu reagir por meio da chamada Contrarreforma, e passou enviar dezenas de padres jesuítas para as Américas com a finalidade de catequizar a população nativa – no caso do Brasil, os índios.

Naturalmente, os índios acabaram incorporando elementos da cultura ocidental europeia, como a música sacra, e então surgiu a arte colonial brasileira.

A partir de meados do século 16 e início do século 17, quando os ciclos econômicos começam a se desenvolver mais ativamente, a cultura passou a ser influenciada não só pelos religiosos, como também por artistas, dando origem, assim, a arte colonia barroca.

Confira o vídeo abaixo:

Últimas