R7 Ensina Prepare-se para o Enem: confira as provas das edições anteriores

Prepare-se para o Enem: confira as provas das edições anteriores

Edição deste ano do exame será realizada nos dias 13 e 20 de novembro

  • R7 Ensina | Do R7 Ensina

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Agora que você, estudante, já sabe a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro, é hora de se preparar para a prova. E conferir o que caiu nas edições anteriores pode ajudar nos seus estudos. Afinal, muito esforço e dedicação serão essenciais para conseguir um bom desempenho nos testes e realizar o sonho de entrar na universidade.

Desde 2009, o Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. As provas são estruturadas em quatro matrizes de referência, uma para cada área de conhecimento, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do teste.

Proposta de redação do Enem 2021

Proposta de redação do Enem 2021

Reprodução

Mas nem sempre foi assim. Entre 1998 e 2008, as provas eram estruturadas a partir de uma matriz de 21 habilidades, cada uma delas avaliada por três questões. Assim, a parte objetiva era composta por uma redação e 63 itens interdisciplinares, em um único caderno. Confira aqui as provas e os gabaritos das edições anteriores do Enem.

E anote aí na sua agenda: as inscrições para o Enem 2022 poderão ser feitas entre 10 e 21 de maio, pela Página do Participante. Bom estudo!

Últimas