R7 Ensina Professor usa 'Evidências' para ensinar literatura barroca

Professor usa 'Evidências' para ensinar literatura barroca

Na segunda aula do R7 Ensina, o youtuber João Ribas aposta em músicas contemporâneas para explicar duas importantes escolas literárias

João é dono do canal no YouTube "LíteraBrasil", que conta com 125 mil inscritos

João é dono do canal no YouTube "LíteraBrasil", que conta com 125 mil inscritos

Reprodução: Instagram

Na segunda aula do R7 Ensina, o professor João Ribas, dono do canal "LíteraBrasil", que conta 125 mil inscritos, apresenta duas importantes estéticas dentro da literatura brasileira: o Barroco (1601-1768) e Arcadismo (1768-1836).

O Barroco surge em meio a um período de crise ideológica, no qual se faziam presentes dois pensamentos opostos – o Teocentrismo medieval, pregado pela Igreja Católica, e o Antropocentrismo Renascentista, pregado pelos grandes pensadores clássicos. A arte barroca é complexa, rebuscada e cheia de detalhes.

O professor mostra como é possível encontrar traços dessa escola literária em músicas contemporâneas, como a famosa Evidências, de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, sucesso nas vozes da dupla Chitãozinho e Xororó.

Já o Arcadismo tem como pano de fundo o Iluminismo, movimento intelectual que tinha como princípio o uso da razão e a valorização da natureza. Nada melhor que Vamos Fugir, de Liminha e Gilberto Gil para explicar a poesia da época.

Últimas