R7 Ensina Redação do Enem: veja como enriquecer seu texto com filmes, livros e séries

Redação do Enem: veja como enriquecer seu texto com filmes, livros e séries

Além do conhecimento adquirido na sala de aula, você pode citar outras fontes que te ajudam a contextualizar sua opinião sobre o tema

  • R7 Ensina | De conteúdo e marca

A redação do Enem não precisa ser um “bicho de sete cabeças” e a Estácio te ajuda a se preparar para fazê-la

A redação do Enem não precisa ser um “bicho de sete cabeças” e a Estácio te ajuda a se preparar para fazê-la

Freepik

O Enem está cada vez mais próximo, mas isso não precisa ser motivo de preocupação para quem já está se preparando para a prova há algum tempo. Nesses dias que antecedem o exame, é importante revisar os principais pontos já estudados e criar estratégias para lidar com o tempo de prova e com a redação. E a Estácio, que compreende bem esse momento de tensão pré-prova, lançou O Enem Tá On, uma campanha que disponibiliza muitos conteúdos de qualidade como e-book, aulas, correção de prova, pacote de figurinhas e ainda um calendário pontuando as datas de todas essas ações para você se preparar para o que vem por aí.

A redação, que costuma colocar medo em muitos alunos, não precisa ser esse “bicho de sete cabeças”. Ao invés de olhar para ela como um texto com um número exato de linhas, pense que se trata de um espaço para compartilhar opiniões e experiências. Os textos de apoio presentes no caderno de provas podem te ajudar como inspiração para a redação, trazendo dados históricos, estatísticos e conteúdo relevante para aquilo que você vai produzir. Mas você pode ir além, recuperando em sua mente referências que podem enriquecer ainda mais o seu texto.

Quer receber dicas e brilhar no Enem? Baixe o manual de hacks para a prova que a Estácio preparou. É grátis!

Enquanto estiver estruturando sua redação, tente lembrar-se de elementos da cultura popular que têm a ver com a proposta. Se o tema for censura, por exemplo, é possível citar a Música Popular Brasileira produzida na época do governo militar. Se for o impacto das redes sociais no dia a dia, talvez alguma das séries que estão em alta e que falam sobre o tema. Em uma das aulas que o R7 Ensina compartilhou, um dos professores explica a origem do termo “forró” e o que ele tem a ver com a política externa brasileira do governo Vargas.  A dica vale para tudo, desde que faça sentido.

Veja 5 dicas de estrutura de texto para mandar bem na redação do Enem

Aproveite o tempo que vai dedicar à produção do texto para trazer à memória as letras das músicas, os personagens de filmes ou histórias, trechos de livros, séries ou filmes que te ajudem a discutir as questões apresentadas no tema. Explique a referência e descreva tudo o que este ponto de apoio traz de reflexão e de contribuição para o seu texto. Isso faz com que sua redação tenha mais apelo, mostra sua capacidade de contextualizar informações e torna sua opinião mais clara para quem ler seu texto.

Use suas técnicas de escrita e aproveite esses últimos dias para treinar com novos textos e temas. É possível, sim, fazer um bom trabalho com tudo o que já está na sua mente, inclusive as referências que fogem do método tradicional de ensino.

No O Enem Tá On, você encontra material de qualidade para se preparar para a prova. São aulas com professores especialistas em temas recorrentes na prova, simulado e dicas importantes para essa reta final. Além disso, você pode baixar, gratuitamente, um e-book com dicas para brilhar na prova. Faça o download, fique por dentro do Enem com a Estácio e uma boa prova!

Últimas