Enem 2020

R7 Ensina Saiba como será o primeiro dia do Enem em meio a pandemia

Saiba como será o primeiro dia do Enem em meio a pandemia

Uso de máscara é obrigatório durante todo o tempo de aplicação. Não esqueça da caneta de tinta preta e documento com foto

Estudantes devem usar máscara durante todo o tempo que estiverem no local de prova

Estudantes devem usar máscara durante todo o tempo que estiverem no local de prova

DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO - 06.01.2021

Estudantes que vão fazer a primeira prova impressa do Enem (Exame Nacional do Ensino) neste domingo (17) devem ficar atento às exigências do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame. Confira como será primeiro dia de exame.

Os candidatos devem chegar com antecedência ao local de prova e evitar aglomeração. A recomendação é que a distância de 1, 5 m seja mantida, mesmo antes dos portões abrirem. Os locais devem ter marcas no chão para garantir o distanciamento seguro.

Máscaras faciais são obrigatórias durante todo o período que o estudante estiver no local de prova. O Inep recomenda que o candidato leve ao menos uma máscara reserva caso seja necessário fazer a troca.

Para entrar no local de prova e antes de apresentar o documento ao fiscal, o participante precisa higienizar as mãos com alcool em gel. Os locais de prova fornecerão o produto e os candidatos poderão levar de casa.

Pessoas que são de grupo de risco farão a prova em uma sala especial. Pessoas que tiverem sintomas de covid ou de outra doença infectocontagiosa não devem fazer o exame. É preciso informar ao Inep pela Página do Participante e pedir a reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro.

O portões devem abrir às 11h30 pelo horário de Brasília para evitar a aglomeração e fecharão às 13h. As provas começam pontualmente 13h30 e terão 5h30 de duração. A partir das 18h30 os estudantes podem sair com o caderno de questões e às 19h a prova será encerrada.

Nesta primeira prova, os participantes devem responder a 90 questões de Linguagens e Humanas — 45 questões de Linguagens, sendo que apenas cinco são destinadas a Inglês ou Espanhol e 45 de Humanas (História, Geografia, Sociologia, Filosofia). Além de uma dissertação. 

Exigências do Inep:

Os candidatos devem levar um documento original válido com foto (RG, CNH, passaporte). O fiscal fará o reconhecimento facial antes da entrada na sala de prova. É proibido o uso de boné, chapéu ou qualquer coisa do tipo.

Já o cartão de confirmação não é obrigatório, mas o Inep recomenda que o candidato leve no dia do exame. Água e lanche leves são liberados.

A caneta deve ser esferográfica de material transparente de tinta preta, que deve ser usada para escrever a redação, marcar as questões no Cartão-Resposta e no rascunho. Lápis, borracha, régua não podem ser utilizados.

Bolsas e mochilas não são proibidas, mas passarão por revista e o candidato não terá acesso durante a realização do exame.

O candidato pode levar o celular, mas deverá deixar desligado e guardado no envelope porta-objetos durante a realização das provas. Qualquer sinal sonoro leva à desclassificação. Outros equipamentos eletrônicos são proibidos assim como relógio.

Últimas