R7 Ensina Saiba como surgiu a teoria da expansão do universo

Saiba como surgiu a teoria da expansão do universo

Confira a aula desta segunda-feira (7) do R7 Ensina, elaborada pelo professor Idelfrânio Moreira, e entenda tudo sobre o fascinante estudo das ondas

  • R7 Ensina | Do R7

Aula foi elaborada pelo professor Idelfrânio Moreira

Aula foi elaborada pelo professor Idelfrânio Moreira

Arte/R7

Se olharmos para uma fonte luminosa que está se aproximando de nós, conseguiremos enxergar a cor violeta. Isso ocorre porque a aproximação da fonte faz com que percebamos uma onda de maior frequência, e a cor visível de maior frequência para o olho humano é a violeta.

Por outro lado, se olharmos para uma fonte luminosa que está se distanciando de nós, conseguiremos enxergar um tom avermelhado – o vermelho, por sua vez, é a cor de menor frequência para o olho humano.

Essa teoria recebeu o nome de Efeito Doppler Luminoso, e foi a partir dela que surgiu a teoria da expansão do universo.

Observando estrelas em diferentes direções do espaço, aos poucos, os astrônomos perceberam que as estrelas iam mudando para um tom avermelhado, o que quer dizer que elas estão se afastando. Se elas estão se afastando, o universo só pode estar em expansão.

Confira a aula desta segunda-feira (7) do R7 Ensina, elaborada pelo professor Idelfrânio Moreira, criador do canal Física Marginal, e entenda tudo sobre o fascinante estudo das ondas:

Últimas