R7 Ensina Veja 5 dicas de estrutura de texto para mandar bem na redação do Enem

Veja 5 dicas de estrutura de texto para mandar bem na redação do Enem

Apesar de ser trabalhosa, a redação vale bastante pontos, e com essas dicas da Estácio você sai na frente quando o assunto é melhorar sua nota

  • R7 Ensina | Conteúdo patrocinado

Conte com a Estácio para se preparar para o Enem com material de muita qualidade

Conte com a Estácio para se preparar para o Enem com material de muita qualidade

Freepik

A redação do Enem deixa muita gente de cabelo em pé, afinal, a correção é bastante rigorosa, e a pontuação do texto é parte considerável da nota final do exame, logo, é importante se preparar para ela, que acontece logo no primeiro dia de prova. Mas não se desespere! Existem muitas técnicas de escrita que podem te ajudar a fazer um bom texto e o R7 Ensina, em parceria com a Estácio, tem as dicas ideais para quem quer fazer uma redação bem estruturada para chegar à nota mil.

Dica 1: Aproveite os textos de apoio
Como já dissemos antes, fazer a redação antes de responder as questões é uma boa estratégia para quem gosta de pensar no texto com mais calma e clareza. Ao abrir o caderno de provas, você vai se deparar com uma coletânea de textos de apoio no enunciado do tema da redação e pode usá-los como inspiração para o texto que vai produzir. Eles podem te ajudar a pensar em informações que se relacionam com o tema e podem ajudar com dados históricos, estatísticos e conteúdo relevante para melhorar sua argumentação ao longo da redação.

Quer receber dicas e brilhar no Enem? Baixe o manual de hacks para a prova que a Estácio preparou. É grátis!

Dica 2: Siga uma estrutura de texto
Para não correr o risco de se alongar muito nos parágrafos, divida o texto entre tópico frasal, que introduz o tema desenvolvido, desenvolvimento, onde você fará sua argumentação, e a conclusão, que finaliza seu raciocínio. Como o primeiro parágrafo é exatamente onde você apresentará suas ideias principais, procure por frases que prendam a atenção do corretor logo no início e não se alongue demais para explicar o que pretende abordar.

Quer saber mais? Veja as dicas sobre o tema no blog da Estácio

Dica 3: A introdução precisa ter um parágrafo
Segundo a regra do Enem, as redações devem ter no mínimo 8 linhas e no máximo 30, portanto, o desenvolvimento, onde você argumenta no texto, precisa ter um espaço maior. Siga a estratégia de escrever a introdução em um parágrafo e garanta mais espaço para a etapa seguinte.

Dica 4: Estruture o desenvolvimento antes de escrever
Agora é a hora de pegar aquele rascunho para escrever os pontos que você pretende abordar na parte do desenvolvimento. Quais argumentos você vai usar para convencer o corretor sobre sua tese? Pense – e anote – as ideias que você tem e veja se fazem sentido quando colocadas em seguida uma da outra.

Saiba como ter um bom desempenho na redação do Enem

Dica 5: Conclua o texto retomando suas principais ideias
Na proposta de redação, o Enem pede uma intervenção no final do texto, o que significa que o candidato deve apresentar uma ação que poderia ser efetiva para solucionar o problema apontado no decorrer do texto. Retome seus principais argumentos, de forma sucinta, na conclusão e fale sobre essa solução. Explique como ela seria aplicada, quem aplicaria e quais os resultados esperados.

A estrutura da redação do Enem pode parecer um pouco complicada, mas com técnica e treino, é possível fazer um bom trabalho. Na Estácio, você encontra material de qualidade para se preparar para as provas, além de simulados e textos que te ajudam a planejar seu futuro educacional. Fique por dentro e uma boa prova!

O ENEM tá on! Quer receber dicas da Estácio e brilhar no Enem? Só vem!

Últimas