Redação do Enem: o que você não pode esquecer neste domingo

O R7 organizou as principais dicas sobre temas, estrutura e avaliação para você fazer uma redação com confiança e tranquilidade 

Redação do Enem vale 1000 pontos e pode ajudar ou atrapalhar candidatos

Redação do Enem vale 1000 pontos e pode ajudar ou atrapalhar candidatos

Divulgação/ USP Imagens

O Enem 2018 é composto por quatro provas divididas em dois dias de exames: Linguagem e Ciências Humanas, neste domingo (4), e Ciências da Natureza e Matemática, no seguinte (11). A grande estrela de todas as edições é sempre a Redação. Ela é aplicada no primeiro dia do exame e é a única em que o candidato pode marcar 1000 pontos. Tirar um "nota mil" pode ajudar os estudantes a compensar falhas em outras áreas. No entanto, vale lembrar que "zerar" desclassifica automaticamente o candidato. Por isso, o R7 organizou as principais dicas para você fazer um redação com tranquilidade.

Temas

A redação do Enem é um texto em prosa, dissertativo-argumentativo. O que isso significa? Significa que seu texto tem que defender alguma ideia a partir de argumentos e explicações, com objetivo de persuadir e formar a opinião do leitor. O tema escolhido pelo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e pelo MEC (Ministério da Educação) é sempre sobre algo que esteja em alta na sociedade.

Enem: Travestis e transexuais podem solicitar uso do nome social

No ano passado, por exemplo, o tema foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". A aluna de Belo Horizonte (MG) Ursula Gramiscelli Hasparyk foi uma das estudantes "notas mil" dessa edição, hoje ela cursa medicina na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com entrada pelo Enem. Para alcançar a nota máxima, Ursula, de 19 anos, estudou diversos temas, principalmente, os de cunho social que ela poderia aplicar em diversos assuntos.

"Eu fazia, no primeiro semestre, redações todo dia. No segundo, que a gente já está mais cansado, eu fazia umas três por semana, ou menos." Ela não pasou no seu primeiro ano de Enem, em 2016 logo após o colégio. Mas com um ano de cursinho, Ursula treinou ao máximo e virou o jogo.

Enem 2018 tem queda de 18% no números de inscritos

"Estudar filósofos, sociólogos e essas áreas que trabalham com o estudo da nossa sociedade e das relações dentro dela permite enriquecer muito nossa redação." Em contato com as ideias de pensadores como Hannah Arend e Pierre Bordieu, Ursula disse que aprendeu a usar o conceito e as teorias deles ao invés de usar citações ou referências batidas.

De forma resumida, o exame pede que o aluno defenda sua tese sobre o assunto escolhido com base em argumentos consistentes. Na conclusão, proponha uma solução ou uma intervenção social. Por isso, esteja atualizado sobre os últimos acontecementos significativos.

A professora particular de redação Rose Fekete explica que para criar a intervenção social, o aluno deve responder a quatro perguntas: Quem? Quais são os agentes que farão a intervenção. O que? Que ação deve ser tomada para que essa solução seja colocada em prática. Como? Aqui o aluno deve detalhar tal ação. E por fim, para quê? Explicando qual é a finalidade dessa intervenção.

Provas do Enem serão aplicadas com apoio das Forças Armadas

Para esse ano, Rose sugeriu cinco temas que podem ser pedidos aos candidatos: "Os impactos da má alimentação escolar par a juventude brasileira", "A persistência da transmissão de DST’s entre jovens no Brasil", "Dificuldades decorrentes do diagnóstico tardio do autismo na sociedade brasileira", "Desafios no descarte adequando de resíduos sólidos urbanos no Brasil" e "A persistência do desperdício alimentar na sociedade brasileira".

A professora descartou assuntos políticos, pois os resultados das eleições e o contexto da política ainda são muito recentes, diferente desses outros temas que foram amplamente debatidos ao longo do ano.

Estrutura

Existe uma estrutura básica para as redações do Enem: introdução, desenvolvimento e, por fim, conclusão. Na introdução, que deve ter cerca de um parágrafo, o candidato deve apresentar o assunto tratado de forma geral e mostar qual é a importância desse tema para a sociedade explicitando seu ponto de vista.

Cerca de 11 milhões de provas do Enem são enviadas para distribuição

Redação Enem: introdução, desenvolvimento e conclusão

Redação Enem: introdução, desenvolvimento e conclusão

SÉRGIO CASTRO/ESTADÃO CONTEÚDO

Seguindo o texto, o candidato deve desenvolver o tema da introdução. Para Rose é nessa parte que deve-se tratar as causas e efeitos, com argumentos coerentes entre si o autor deve defender seu ponto de vista, criar uma tese e defendê-la até o final. Algumas estratégias que funcionam para argumentar são enumerar, confrontar, exemplificar, indicar causas, efeitos, motivos e possíveis consequências sobre a ideia defendida. Não é regra, mas geralmente o desenvolvimento é feito em dois parágrafos, cada um com um argumento principal.

No último parágrafo deve estar a conclusão do seu texto. Ele pode começar com um pequeno resumo e deve ter uma solução para o problema desenvolvido. Essas soluções costumam ser “intervenções sociais”, ações que o governo ou a sociedade podem tomar juntos para resolverem a questão. É importante nomear quem fará tal intervenção. Exemplos: governo federal, estadual, municipal ou ONGs.

Enem 2018: As lições de quem faz a prova dentro de um hospital

Lembre-se das perguntas que a professora deu como dica: "Quem? O que? Como? Para quê?"

Avaliação

O texto escrito pelos candidatos é avaliado por dois professores que não têm contato entre si, não sabem qual nota cada um deu e que não têm conhecimento sobre quem escreveu a redação. Eles avaliam o texto com base em cinco competências.

Na primeira, o candidato deve mostrar que domina o tipo de texto prosa dissertativa-argumentativa e a língua portuguesa. A segunda demanda que o candidato tenha entendido o tema proposto e que aplique seus conhecimentos em diversas áreas para poder defender sua tese, como as referências externas.

A terceira competência avalia se o candidato soube selecionar, relacionar, organizar e interpretar as informações, opiniões e argumentos que sustentam sua tese. Na quarta, os professores estarão atentos ao uso de mecanismos linguísticos usados pelos alunos, como os conectivos, palavras ou expressões que ligam os parágrafos e dão unidade ao texto. Mas Rose pediu atenção aos candidatos para adequarem os conectivos às suas situações corretamente, como adição, concessão ou conclusăo. E, por fim, os professores avaliam o grau de elaboração da proposta de intervenção que o candidato apresentou.

Enem 2018: Saiba o que costuma ser mais cobrado nas provas de Linguagens e Ciências Humanas

Para cada um dos cinco pontos, os avaliadores podem dar notas de 0 a 200 e a nota final do candidato será a média das notas dos dois avaliadores, o máximo que pode ser atingido são 1000 pontos.

O que pode zerar sua redação?

Existem algumas situações em que uma redação do Enem pode ser zerada, como por exemplo, fugir totalmente do tema. Mas essa não é a única motivação. Escrever um texto fora do modelo prosa dissertativo-argumentativo também é zero na certa. Por isso, não invente! Nada de poesias e afins.

Também existe um máximo de linhas em que o candidato deve encaixar e argumentar suas ideias. Fique atento! Ultrapassar mais de sete linhas do total das 30 é proibido. Outro erro considerado gravíssimo é a cópia dos textos de apoio que são disponibilizados nao exame. Provas com desenhos, palavrões, números ou sinais gráficos fora do texto serão desconsideras e zeradas. Assim como escritas em outra língua, que não a portuguesa.

Candidatos do Enem podem denunciar fake news

Atenção para erros técnicos: asssinar fora do local permitido e entregar a folha de redação toda em branco (mesmo que a folha de rascunho esteja escrita), são duas situações em que as redações também são zeradas.

Dicas finais

A estudante mineira Ursula, nota 1000 em 2017, separou algumas dicas importantes para quem for fazer a redação do Enem neste domingo (4). Para ela, o principal para fazer uma boa prova é a calma e a confiança. "Os temas são muito amplos e o que você pode ter certeza é que algo relacionado ao que for cair você já viu, já estudou, tem o que dizer sobre e pode fazer uma análise crítica."

A mineira Ursula tirou nota 1000 na redação do Enem de 2017

A mineira Ursula tirou nota 1000 na redação do Enem de 2017

Reprodução/Facebook

Sem contar que os textos motivadores, para Ursula, podem dar uma direção para quem está perdido na hora de começar a redação. Ela lembra também que o Enem é uma prova extensa e que muitas pessoas colocam pressão para conseguir um bom desempenho.

Segurança do Enem é a principal preocupação do MEC

Os candidatos, além de estarem prontos tecnicamente, devem estar prontos psicologica e emocionalmente. "O importante é tentar abstrair disso tudo, focar que você se preparou, se dedicou e que o retorno desse esforço vem!."

enem

enem

Arte / R7