Educação Revalida 2020: provas serão aplicadas neste domingo

Revalida 2020: provas serão aplicadas neste domingo

Mais de 15,4 mil médicos formados em universidades estrangeiras devem fazer o exame para ter diploma de Medicina reconhecido no Brasil

Médicos devem fazer o exame neste domingo para pode trabalhar no país

Médicos devem fazer o exame neste domingo para pode trabalhar no país

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os mais de 15,4 mil médicos inscritos no Revalida deverão fazer a prova teórica neste domingo (6). O exame serve para validar diplomas de medicina obtidos no exterior, tanto para brasileiros como estrangeiros.

Todos os inscritos deverão se apresentar, na porta da sala de provas, às 7h45, pela manhã para a primeira etapa das provas, e até as 15h15, pela tarde (no horário de Brasília), para procedimentos de identificação para a segunda etapa deste primeiro dia de exame.

Covid: Conselho de Medicina diz que flexibilizar Revalida é 'oportunismo'

O distanciamento social entre as pessoas deverá ser sempre respeitado. Caso o participante necessite comprovar sua presença no exame, ele deverá apresentar ao aplicador a Declaração de Comparecimento impressa.

Todos os participantes deverão comparecer ao local de prova com documento de identificação válido e máscara de proteção contra a covid-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca e não pode ser retirada até a saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, orienta que os participantes levem o cartão de confirmação neste domingo, apesar de não ser obrigatório. O cartão contém informações como número de inscrição, data, hora e local do exame.

Neste documento também está registrado se o participante deve contar com atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas.

O gabarito será divulgado na terça-feira (8). O resultado dessa primeira etapa deve ser divulgado no dia 8 de fevereiro de 2021.

Prova

O Revalida é aplicado em duas fases: uma prova teórica e outra prática. Nesta prova teórica,  os participantes vão encarar duas etapas. Pela manhã, devem ser resolvidos 100 itens objetivos. Na parte da tarde, os participantes precisam responder 5 questões discursivas.

Na primeira fase do Revalida, os candidatos deverão obter no mínimo 63 em 100 pontos possíveis na prova objetiva e 29 dos 50 pontos na prova discursiva.

O exame será aplicado aplicada em 13 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

A segunda parte é uma avaliação prática, baseada em 10 entrevistas para diagnóstico inicial de doenças.

Últimas