Enem 2021

Educação Saiba como é o atendimento especializado nas provas do Enem

Saiba como é o atendimento especializado nas provas do Enem

Inep garante acessibilidade, durante a aplicação das provas nos próximos dias 21 e 28, aos candidatos que fizeram solicitação 

  • Educação | Do R7

Enem Digital terá acessibilidade especial com provas ampliadas ou superampliadas

Enem Digital terá acessibilidade especial com provas ampliadas ou superampliadas

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Candidatos que precisam de acessibilidade e fizeram a solicitação ao Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) terão direito a atendimento especial durante as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no domingo (21) e no próximo (28).

Neste ano, a novidade é a acessibilidade presente no Enem Digital, que permitirá provas ampliadas e superampliadas. O edital também permite que os inscritos usem material próprio que os auxiliem na realização da prova no computador. Tradutor-intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), tempo adicional e salas acessíveis são outros recursos previstos no edital.

Entre os perfis de participantes que podem solicitar os atendimentos estão: pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestantes, lactantes, idosos, além de pessoas com outra condição específica.

A imagem foi removida

Já os itens que poderão ser levados são: máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado, além de qualquer outro material que se fizer necessário.

Cão-guia, medidor de glicose, bomba de insulina, além de aparelhos auditivos ou implantes cocleares também serão permitidos no Enem Digital deste ano. Os locais de prova serão, ainda, acessíveis para pessoas com deficiência. Os participantes que precisam de recurso de acessibilidade diferente dos previstos no edital do exame digital terão o atendimento assegurado na versão impressa do vestibular.

Assim como todos os inscritos que necessitam de algum tipo de atendimento especializado durante a aplicação do exame, as gestantes e as lactantes também tiveram a possibilidade de escolha de recursos de acessibilidade, no momento da inscrição. 

A imagem foi removida

Para as mulheres que estão amamentando (lactantes), o edital do Enem prevê tempo adicional de 60 minutos por dia para as que informaram a condição no sistema de inscrição e levarem o bebê e o acompanhante adulto no dia da aplicação. A lactante que não levar o bebê não terá tempo adicional.

O acompanhante da lactante ficará em sala reservada e será responsável pela guarda do bebê, e não poderá ter acesso à sala de provas. Ele deverá usar máscara durante toda a aplicação do exame.

Durante a aplicação das provas, qualquer contato entre a participante lactante e o respectivo acompanhante deverá ser presenciado por um aplicador.

Além disso, a participante deve anexar a certidão de nascimento do bebê, com idade inferior ou igual a 1 ano, no último dia do exame ou um laudo que comprove a gestação com o nascimento do bebê próximo à data da aplicação da prova.

As gestantes e os idosos contam com sala de fácil acesso.

Arte R7

Últimas