Educação São Paulo vai monitorar aprendizagem dos estudantes

São Paulo vai monitorar aprendizagem dos estudantes

Método funciona a partir da aplicação de provas e atividades presenciais e online, para todos os alunos da rede estadual. Saresp não será realizado

  • Educação | Do R7

Estudantes do ensino fundamental farão avaliações para medir a fluência na leitura

Estudantes do ensino fundamental farão avaliações para medir a fluência na leitura

Bruno Santos / Folhapress - 01.09.2020

A Secretaria de Educação de São Paulo criou um sistema de monitoramento de aprendizagem para acompanhar todos os 3,5 milhões de alunos da rede. O sistema funciona a partir da aplicação de avaliação diagnóstica, atividades digitais quinzenais, provas mensais e bimestrais, avaliação de fluência leitora, entre outras atividades. 

Leia também: Datas do Fies e Prouni impedem o uso de nota do Enem em 2021

Segundo a Secretaria, as avaliações diagnósticas já começaram a ser feitas na segunda-feira (7) e devem ocorrer até o dia 18 de dezembro. As aplicações serão preferencialmente em escolas, mas podem ocorrer também de forma online. Instituições podem usar a avaliação como um dos requisitos para composição de nota neste ano. 

Segundo Rossielli Soares, Secretário de Educação, o sistema auxilia no diagnóstico de aprendizagem de cada aluno.

Leia também: Governo vai determinar que aulas nas universidades voltem em março

Ainda de acordo com a o órgão, o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) não será realizado este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, que resultou no fechamento das escolas. Segundo a Secretaria, a decisão foi tomada, também, baseada nos impactos dos resultados globais da rede de ensino. 

Devolutiva

Os resultados de todas as atividades de avaliação que serão aplicadas ficarão disponíveis em uma plataforma digital, em que gestores, professores e alunos terão acesso.

A devolutiva dos resultados vai mostrar o progresso dos estudantes em cada uma das atividades. Assim, ações pedagógicas podem ser mais focadas na recuperação e aprofundamento. 

Os estudantes dos 2º anos, 3º anos e 6º anos do ensino fundamental também farão avaliações para medir a fluência na leitura e que os professores possam acompanhar suas evoluções.

Últimas