Enem 2018
Educação Sete dicas para você não vacilar no primeiro dia do Enem 2018

Sete dicas para você não vacilar no primeiro dia do Enem 2018

Candidatos terão que resolver 90 questões das provas de Linguagem, Ciências Humanas e a Redação em 5h30 de exame. Por isso, é bom chegar organizado

Dicas enem 2018

Planejamento é fundamental para fazer uma prova tranquila no Enem 2018

Planejamento é fundamental para fazer uma prova tranquila no Enem 2018

Eduardo Enomoto/ R7

O Enem (Exame Nacional do ensino Médio) começa neste domingo (4), e mais de 5,5 milhões de candidatos farão as provas de Linguagem, Ciências Humanas e a tão temida Redação. As provas de Ciências da Natureza e Matemática serão apenas no domingo (11). Neste primeiro dia de prova, os alunos terão 5h30 para resolver as 90 questões e a redação.

Por isso, é importante estar tranquilo e com tudo organizado para o grande dia. Separe suas coisas com calma, tenha uma boa noite de sono e planeje-se para chegar com antecedência ao local da prova. Você pode consultar o seu no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Candidatos do Enem podem denunciar fake news

Arte R7

Para te ajudar, o R7 separou sete dicas preciosas para você se preocupar apenas com as questões da prova:

Antes de tudo, separe seus documentos. Para poder entrar no local de prova, você precisa levar um documento oficial com foto e o cartão de inscrição, disponível no site do Inep.

Não perca a hora e evite de virar meme! Abertura, fechamento dos portões e início das provas terá quatro horários diferentes este ano por causa do horário de verão. A dica, independente da região que estiver do país, é que você chegue pelo menos 1h antes do início da prova, assim terá tempo para encontrar sua sala, passar no banheiro e se preparar para começar a prova com calma.

Enem 2018: Saiba o que costuma ser mais cobrado nas provas de Linguagens e Ciências Humanas

O que pode e o que não pode levar? Essa é uma dúvida muito comum entre os alunos, para resolver a prova basta uma caneta esferográfica preta e de tubo transparente. Ah! Você também pode levar um lanchinho para aguentar tantas horas resolvendo questões.

Agora cuidado, você não pode levar os seguintes objetos: borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens, papéis impressos e anotações, lápis, lapiseira, livros e manuais.

Estudantes traçam estratégias para encarar o ENEM

Uma dica muito importante é descansar. O sono é muito importante para que você consiga organizar suas ideias e repostas durante a tensão da prova. A falta de uma boa noite de sono pode atrapalhar seu resultado e tirar sua concentração, não deixe isso acontecer.

A falta de sono pode afetar sua ansiedade e nervosismo também, crie técnicas para aliviar essas tensões. Controlar sua respiração pode ser uma ferramenta muito boa para que a ansiedade e nervosismo não consumam sua energia. Pensar positivamente é outra dica que pode te ajudar a relaxar e fazer a prova com mais atenção e calma.

Graduação ou escola técnica? Veja como planejar sua carreira

Lembre-se da TRI (Teoria de Resposta ao Item). Para o Enem não importa quantos acertos você vai ter, mas sim quais. Se você acertar mais questões difíceis e menos as fáceis, o TRI considera que seu desempenho foi incoerente, como se você tivesse “chutado” suas repostas, um acerto casual.

Isso fará com que sua nota seja menor do que a do candidato que acertou mais questões de nível fácil, ao invés das difíceis. Por isso, foque nas questões que você tem certeza, ganhe tempo e pontos com elas, as mais difíceis podem ficar para o final da prova, só não vai esquecer de respondê-las.

Apenas 7% dos paulistanos foram a bibliotecas públicas no ano passado

Atenção ao tempo! No primeiro dia de prova, os candidatos terão 5h30 para resolver as 90 questões de Linguagem, de Ciências Humanas, a Redação e ainda preencher o cartão resposta. Muitos alunos não consideram o tempo de preenchimento desse cartão, mas não esqueça dele, pois demanda um bom tempo para completá-lo. Se você travar em alguma questão, também não perca tempo com ela, pule e volte mais tarde.

Com essas dicas em mente, prepare-se ao máximo e trace sua estratégia para enfrentar esse primeiro dia de Enem. Boa prova!

*Estagiário do R7, com supervisão de Ingrid Alfaya